Notícias

26/09/2017

Encontro de inteligência fiscal em Belém

Evento reúne técnicos da fazenda de todos os estados e da Receita Federal. Com o tema “O desafio de consolidar a rede nacional para combater a fraude fiscal”, foi aberto nesta segunda-feira (25), o 13º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (Enif), em Belém (PA), que reúne técnicos das secretarias de fazenda dos estados e da Receita Federal. O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) em parceria com Sindicato dos Servidores do Estado do Pará (Sindifisco Pará) e com a Associação do Fisco Estadual do Pará (Asfepa) se estende até o dia 27 de setembro, no Hotel Regente.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete; do representante da Sefa, o diretor de fiscalização, Shu Fon; do Fiscal de Receitas, coordenador de pesquisa e análise fiscal da Sefa, Mauro Pontes; do servidor da Receita Federal e coordenador do Sistema de Inteligência Fiscal, Gerson D’agord Schann e do superintendente da Abin Pará, José Carlos de Arruda Santos. Raimundo Pegado e Nauto Justiano, diretores do sindicato, também estavam presentes no evento.

enif-capa

O objetivo do encontro é compartilhar experiências, discutir as ações realizadas e unir esforços para o desenvolvimento de atividades comuns: “ Trabalhamos muito em conjunto, por isso é fundamental essa troca de experiências, para que o trabalho seja mais completo”, comentou o coordenador de pesquisa e análise fiscal da Sefa e organizador do evento, Mauro Pontes.
O diretor de Fiscalização da Sefa, Shu Fon, destacou a importância de ter parcerias para detectar as fraudes: “ Um dos focos mais importantes são feitos através de parceiras com outros órgãos. Nós trabalhamos em conjuntocom a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Semas e Corpo de Bombeiros. Esse tipo de parceria é muito importante para detectar as fraudes que os contribuintes estão praticando” explicou Fon.
Para o presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete, esse movimento é fundamental para as administrações tributárias de todo o país. “A expectativa é que com este evento sejam elaborados mecanismos para realizar uma arrecadação com mais eficiência em todos os estados da federação e, consequentemente, a certeza de que haverá recursos para atender as demandas sociais”, conclui Catete.

Foto: Marcio Ferreira/Agência Pará