Notícias

15/12/2016

Fisco pressiona deputados na Alepa

Categoria protesta contra pacote do Governo que prejudica servidores e a população.Os dirigentes do Sindifisco Pará, com apoio dos servidores do Fisco, vêm trabalhando constantemente contra o pacote de medidas do governo que foi divulgada na semana passada.  A categoria está empenhada na luta contra essas medidas pois o poder legislativo encerra suas atividades em uma semana, na próxima quarta-feira, 21 de dezembro.
Nesta terça-feira, 13, e quarta-feira, 14, uma comitiva formada pelo Sindifisco Pará, Asfepa e servidores do Fisco esteve na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde manifestou-se contra o aumento da carga tributária – com impacto direto na população mais pobre, e as mudanças danosas à previdência do servidor público estadual.
Liderados pelo presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete, os servidores estiveram nos gabinetes dos deputados estaduais e nas galerias, acompanhando os debates em plenário e demonstrando sua insatisfação com os pacotes do governo, na tentativa de sensibilizar e pressionar os parlamentares.
O Sindicato aproveitou a oportunidade para entregar aos deputados e Imprensa um manifesto contra as medidas e com propostas ao governo, para que substitua o aumento da carga tributária e mudanças na previdenciária por medidas ao seu alcance, além de participar de uma extensa reunião com a apresentação de projetos da Sefa, do IGEPREV e do IASEP sobre a previdência.
O presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete se preocupa com a falta de transparência e de senso do debate democrático por parte do governo: “O Sindifisco é contra essas medidas pois não houve uma discussão com a sociedade, com os servidores públicos e os setores atingidos com as medidas”, alertou o dirigente.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo deputado estadual Iran Lima, onde apresentou um relatório sobre a previdência do IGEPREV com um cálculo até 2018 nada otimista. Iran Lima defende que o governo tome medidas diferentes. “Esse pacote não pode ser aprovado agora, tem que passar por uma análise para não prejudicar mais ainda aos servidores públicos e a população”.
O deputado Carlos Bordalo comentou durante a plenária sobre a mobilização do Fisco, leu o manifesto do Sindifisco, e afirmou que não votará a favor da carga tributária. “ Nós temos que encarar os o momento de crise que o país vive, mas precisamos achar saídas que não penalizem o povo”, comentou.
A diretoria do Sindifisco participou também de outra frente de mobilização que reuniu 16 entidades representativas dos servidores públicos  estaduais, todas empenhadas nas ações contra o pacote governamental, especialmente as relacionadas ao esclarecimento da sociedade. As ações irão acontecer até o a votação.
A mobilização ganhou destaque na mídia paraense em blogs, jornais impressos e TV. O Diário do Pará publicou a nota oficial do Sindifisco Pará com alternativas para que o pacote de medidas não prejudiquem a população e os servidores públicos.
O jornal também publicou reportagem destacando as alternativas que o Sindicato propôs ao governo. A notícia ainda traz a contestação de diversas entidades, como a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará ( FAEPA).  O diretor jurídico do Sindifisco, Luíz Otávio Moraes também concedeu ontem, uma entrevista ao programa Brasil Urgente da TV RBA sobre o assunto.
O movimento do Fisco ganhou força com a presença dos policiais militares e bombeiros, que também protestam contra as mudanças no sistema previdenciário. O presidente da Associação dos Policiais Militares e Bombeiros do Pará, Alsiran Viera alertou que as medidas vão impactar negativamente a categoria, que tem um tratamento diferenciando dos demais servidores pelo desgaste da profissão. Os bombeiros integram uma categoria especial dentro da previdência, mas com as novas medidas podem ser igualados ao demais. “ Não tivemos reajuste salarial, não recebemos insalubridade e por essas e outras perdas não somos a favor dessas mudanças, que trarão danos irreparáveis a categoria”, criticou o líder da Aspol.

A luta continua

Nesta quinta-feira, 15, o Sindifisco Pará continua analisando as propostas e elaborando possíveis emendas para serem apresentadas. No período da tarde, o Sindicato irá à ALEPA com vários Sindicatos para a apresentação dos projetos da Previdência.​