Notícias

14/04/2010

Nesta sexta, categoria decide sobre a contribuição e a sede

NOTÍCIAS

Nesta sexta, categoria decide

sobre a contribuição e a sede

No primeiro encontro após a unânime aprovação pelos deputados estaduais e sanção da governadora Ana Júlia à lei do acordo salarial, a direção do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) convoca a categoria para participar de duas assembléias gerais extraordinárias nesta sexta-feira (16), no auditório do órgão central da Secretaria da Fazenda (Sefa). A primeira assembleia, às 12h, vai deliberar sobre a contribuição sindical mensal pelos sindicalizados e a segunda, às 14, sobre uma possível aquisição de sede própria para o sindicato.

De acordo com mensagem já dirigida à categoria por meio da intranet para a categoria, o presidente do Sindifisco-PA, Charles Alcantara, afirma que existem duas razões para a diretoria propor a alteração do critério de cálculo da contribuição sindical. A primeira, segundo ele, conseqüência da extinção da etapa básica da produtividade para os ativos, é a drástica redução da base de cálculo sobre a qual incide a contribuição.

A segunda razão, argumenta o presidente, é a necessidade de fortalecimento financeiro do sindicato. Atualmente, a receita mensal ordinária da entidade, de cerca de R$ 44 mil, é insuficiente para manter e intensificar a mobilização da categoria, divulgar as ações sindicais e promover a imagem da categoria, diante de desafios no sentido de lutar pelo reconhecimento do Fisco como carreira típica de Estado e aprovação da Lei Orgânica. “Não fosse a contribuição extraordinária, não teria sido possível chegarmos até aqui, vitoriosos”, afirma o presidente.

Ainda de acordo com Alcantara, o sindicato propõe o estudo da possibilidade de fixação da contribuição mensal em 1% sobre o conjunto da remuneração. “Ao mesmo tempo, pedimos a vocês que estudem outras proposições, outros critérios, de modo que possamos, na assembleia específica, escolhermos, juntos, o melhor caminho”, sugere.