Notícias

15/11/2017

Sindifisco faz palestra sobre a lei Kandir

Evento do sindicato reuniu jornalistas e formadores de opinião.

O Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco Pará), promoveu nesta segunda-feira, 13, o lançamento da campanha de conscientização sobre a Lei Kandir com o tema “ Em 21 anos, a Lei Kandir tirou bilhões do Pará. É preciso estancar essa sangria”. Durante o evento foi realizada uma palestra para jornalistas e formadores de opinião ministrada pelo vice-presidente, Rafael Camera, com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas sobre a Lei Kandir.

doisO vice-presidente do Sindifisco, Rafael Caméra, fala para a imprensa

tresJornalistas e formadores de opinião estiveram presentes ao evento do Sindifisco

O presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete, fez a abertura do evento e apresentou a campanha publicitária criada para alertar a sociedade sobre os prejuízos causados pela lei, que desonera a tributação do ICMS, principal imposto estadual, nas exportações de produtos primários e semielaborados. Isto representou uma perda de 37 R$ bilhões na arrecadação do Pará nos últimos 21 anos, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
“ É uma oportunidade para debater com os jornalistas, ouvir os questionamentos e difundir o tema de forma mais clara para a população sobre as perdas que o Pará vem sofrendo com a Lei Kandir”, comentou o presidente do Sindifisco Pará.
Rafael Caméra falou durante sua palestra sobre as perdas com a lei e as soluções propostas pelo sindicato, como a volta da tributação, que estimularia a verticalização industrial do país e com o sistema de compensação, que pode ser feita por descontos das dívidas estaduais com a União.
Para o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, a campanha promove um debate fundamental para a sociedade paraense. “ A Lei Kandir tem condenado o estado do Pará ao subdesenvolvimento e a pobreza”, comenta.
O jornalista do Blog Ver- o Fato e correspondente do Estado de São Paulo, Carlos Mendes, esteve presente no evento e parabenizou a campanha “ Essa é a iniciativa que se espera de uma entidade de classe que se preocupa com os direitos do cidadão, que lutam para reverter esses recursos que foram retirados do estado do Pará”, comentou Carlos Mendes, que alerta sobre a importância da mobilização de todos, pois “essa luta é de toda a sociedade paraense”.
A jornalista do SBT Pará, Nara Bandeira, falou da importância de ter um evento como esse voltado para a imprensa. “Acredito que esse encontro foi muito importante, pois nós jornalistas precisamos ter acesso a mais informações para que a gente possa levar esse conhecimento para a população em forma de notícia”, explica a jornalista.
Além dos jornalistas, o evento também contou com a presença dos comunicadores de sindicatos, partidos e assessores parlamentares.

CAMPANHA
Além da palestra sobre a Lei Kandir haverá uma ação aberta ao público nos dias 17 e 18 de novembro no shopping Castanheira, onde será distribuído um panfleto com informações para a população e a exposição de um painel com um bolsa gigante simulando sangue, o que representa a sangria a que o Pará foi submetido nesses 21 anos.