Notícias

06/12/2016

Um paraense assume a Fenafisco

Charles Alcantara chega prometendo mobilização contra sonegadores. 

2016_12_01_charles-alcantara-discurso-de-posse

Empossado na quinta-feira, 1º de dezembro, o novo presidente da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco), Charles Alcantara, chegou fazendo cara feia para os sonegadores. É a primeira vez que um nortista – e paraense – vai comandar a mais influente entidade dos servidores dos fiscos estaduais. Ele tem 51 anos de idade, 32 de serviço público e 23 de auditor da Secretaria de Fazenda do Pará. “A Fenafisco tem o dever de lutar ao lado do povo brasileiro contra a corrupção e contra esse odioso crime social que é a sonegação”, avisou no discurso de posse proferido ao final do XVII Congresso Nacional do Fisco, em Belém.

Ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) e um dos idealizadores da Lei Orgânica do Fisco, ao lado do presidente do sindicato, Antônio Catete, o novo presidente da Fenafisco é conhecido por suas palavras e atitudes contra a sonegação e o desvio de função pública que permite que servidores estranhos às carreiras tributárias assumam postos privativos de auditores e fiscais de receitas e se tornem alvos de corruptores. Em 2009, na direção do Sindifisco, Charles assinou representação ao Ministério Público para obrigar o Estado a exonerar os servidores precários do Fisco.

“O lugar onde existe miséria, exclusão, desamparo, ausência ou insuficiência dos serviços públicos é lugar aonde não chegou o tributo”, afirmou em discurso pontuado pelo norte do combate à sonegação e da condenação à renúncia fiscal, um ato deliberado do Estado. “Não há transparência, não há prestação de contas e o interesse verdadeiramente público é o que menos conta”, disse sobre os incentivos fiscais. Sem função executiva institucional, a Fenafisco pode, porém, articular politicamente medidas de combate à sonegação.

Charles prometeu cumprir na entidade um mandato devotado à sociedade brasileira, mobilizando-a para as causas republicanas dos brasileiros. “O enfrentamento da sonegação e da corrupção não é tarefa que se esgota ou se basta pelo esforço multi-institucional. Tem que ser um esforço de toda a sociedade brasileira, a partir da afirmação de uma ética pública calcada na mais límpida transparência e nos mais vigoroso controle social”, conclamou Alcantara.

Na íntegra, eis o discurso dele:

http://sindifisco-pa.org.br/discurso-do-presidente-da-fenafisco/