Notícias

11/02/2016

 BA: Sindsefaz completa 20 anos e se prepara para os novos desafios

O Sindsefaz completa neste 10 de fevereiro, nas cinzas do carnaval, 20 anos de fundação. Já se vão duas décadas desde que Sindifisco e Sindifaz resolveram se reunir em uma única agremiação sindical, com os seus membros conscientes que a unidade de todos os fazendários em uma única entidade era a forma mais lúcida e produtiva para enfrentar os desafios e pressões dos governos.

Aquele era um tempo de grandes dificuldades, com um governo autoritário, uma direção da Sefaz que não dialogava e incentivava a divisão da categoria, privilegiando um grupinho escolhido para ascender na carreira, em detrimento da grande maioria dos fazendários. O Sindsefaz foi fundado sob o impacto do Redutor Salarial, uma ilegalidade do governo Paulo Souto (PFL/DEM) e do secretário Rodolfo Tourinho, que a luta do Sindicato conseguiu reverter na justiça e, agora, coincidentemente, nos nossos 20 anos, os prejudicados começaram a ser indenizados.

Nestas duas décadas, conseguimos diversas vitórias, como a aprovação da Lei 11.470/09, a instituição do subsídio de Desembargador como teto salarial no Estado, a criação do PDF e sua transformação em remuneração, a equiparação salarial dos aposentados e pensionistas com o pessoal da ativa, a criação da GDF e ampliação da CET dos técnicos administrativos, entre outros. Em paralelo, enquanto obtinha vitórias para os fazendários, o Sindsefaz se consolidava como uma importante entidade sindical do Estado, respeitada e reconhecida.

São 20 anos de uma história bonita, de enfrentamento ao autoritarismo, de sabedoria para aproveitar os momentos de abertura democrática na Sefaz e avançar nas conquistas, de consolidação de lideranças que hoje cumprem papel em outras esferas políticas, de construção de uma pauta que fortalece a categoria fazendária e aponta um fisco a serviço do Estado e dos baianos.

Como 20 anos não são dois ou três, para marcar a passagem desta importante data, ao longo de 2016 a entidade promoverá diversas atividades. O planejamento da nova diretoria, que ocorrerá no final de fevereiro, deve aprovar um calendário a ser apresentado à categoria.

Neste momento, novamente somos instados a levantar as bandeiras da resistência:

1) Para enfrentar a ação do gabinete da Sefaz que quer dividir os fazendários e enfraquecer o Sindsefaz;

2) Para resistir à instituição de uma (não) política tributária que enfraquece o fisco baiano e diminui a arrecadação do Estado;

3) Para defender as conquistas de todos os fazendários, seriamente ameaçadas por uma visão exclusivista de Sefaz, que tenta destruir o futuro de parte da categoria.

Apesar de todas as dificuldades, estamos prontos para os desafios. Mesmo sendo apenas 20 anos, este já foi tempo suficiente para saber como se portar diante de uma Sefaz mais aberta e democrática ou sob o manto da intransigência e da prepotência.

O Sindsefaz está preparado. A categoria, de parabéns.

Fonte: Fenafisco/Sindsefaz