Notícias

27/01/2023

25/01/2023: Um dia inesquecível

O VIII Encontro de Aposentados(as), Aposentandos e Pensionistas foi marcado por informações importantes, alegria, reencontros e carnaval.

“Parabéns à diretoria do Sindifisco/Pará pelo dia maravilhoso que nos proporcionaram. Foi tudo perfeito, as palestras foram excelentes, ficaram com gosto de quero mais”, resumiu Lourdes Luiza Bemerguy.
“Não merecemos tanto, merecemos mais e a diretoria do sindicato nos brindou com um excelente encontro, oferecendo tudo o que há de melhor: palestras, buffet, entretenimento, música, grito de carnaval, coquetel, etc..Esse é o caminho, essa é a estrada que nos leva a um futuro de conquistas e vitórias”, comemorou Nauto Justiniano.
As palavras empolgadas dos dois aposentados mostram que o dia 25 de janeiro de 2023 foi especial para todos e todas que puderam desfrutar do VIII Encontro de Aposentados (as), Aposentandos (as) e Pensionistas promovido pelo Sindifisco/Pará na última quarta-feira (25), no Hotel Princesa Louçã.
A diretora de Aposentados (as) e Pensionistas, Marisa Mendes, iniciou o encontro saudando os presentes, destacando que todos ali tinham feito amizades e história na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), além de serem muito atuantes nas lutas e mobilizações do sindicato. Representando do secretário da Fazenda, René Sousa Júnior que estava em Brasília, o Subsecretário da Administração Tributária, Eli Sosinho Ribeiro, observou que todos e todas deixaram um legado para as novas gerações e cumpriram o seu dever porque deram o melhor de si para a Sefa e para a sociedade. O presidente do Sindifisco Charles Alcantara enfatizou a necessidade de se valorizar e honrar a memória porque só assim é que se constrói o presente e se projeta o futuro. “Essas pessoas constroem o presente, porque sem memória não há possibilidade de construção do presente e nem do futuro. E nós temos uma memória que precisamos honrar”.
Fazendo jus ao tema do evento que foi “É no recomeço e no reencontro que a vida se renova”, o evento foi, acima de tudo, um grande reencontro, inclusive abrilhantado com a participação de aposentdos residentes em outros municípios e até de outro estado. Foi o caso do paulista Cláudio Favatto que participava pela primeira vez. “Quando eu recebi o convite, eu entrei em contato atrás de informações e vim. Valeu muito a pena participar do encontro, rever amigos e a cidade”. Também participando pela primeira vez o senhor Alexandre Rocha Miranda, de Santarém, e Terezinha de Jesus Souza que veio de Marabá com outras amigas. “Estou muito feliz, ouvindo atentamente e aproveitando tudo”.

PALESTRAS

Toda a manhã do evento foi dedicada a palestras que estimularam a busca por uma melhor qualidade de vida. A primeira palestra tratou da “Educação Financeira – Minha nova maneira de viver”, a cargo da economista e psicóloga Mirley Braun, que falou da importância de ser ter um planejamento financeiro que leva a uma vida sem dívidas, o que é fundamental para a saúde física e mental. Ela aconselhou os presentes a resistirem às tentações do marketing e evitarem compras desnecessária, acúmulo de coisas supérfluas e o pagamento de juros.
A sexóloga Marcela Mary da Silva tratou com descontração um tema considerado tabu que é a “Sexualidade na melhor idade”. O principal recado que deixou foi que a felicidade tem a ver com a sexualidade, e que a sexualidade não pode ser encarada apenas como penetração. “Sexualidade é também intimidade, é abraçar, é dividir carinhos e sonhos. A sexualidade está na nossa expressão de viver”.
Quem também fez muito sucesso foi o doutor Eduardo Costa falando sobre o tema “Cuidando do Coração e do Cérebro”. Ele explicou didaticamente como não morrer do coração, de AVC ou de trombose, já que tudo é provocado pelo entupimento de uma artéria. Mas, atualmente, se o problema for descoberto antes pode ser resolvido com um simples comprimido e um copo de água.
Segundo o doutor, as artérias entopem por vários fatores, sendo que os principais são: herança genética, idade, cigarro, stress contínuo, pressão alta, diabetes, obesidade, colesterol alto e falta de exercício. “Se a pessoa se cuidar, seguir as recomendações médicas pode viver livre de problemas no coração, pois o mundo moderno já dispõe de exames e medicação que atuam na prevenção”, finalizou.
A parte da tarde foi dedicada a massagens, maquiagem e a dança circular que levou os participantes a brincarem de roda. O evento foi encerrado com um grande baile de carnaval com o grupo Irreverência.