Servidores da Secretaria Estadual de Fazenda do Pará (Sefa) realizaram no dia 16/03 a Operação Varejo nas redes de supermercados da Grande Belém para fiscalizar 13 estabelecimentos pertencentes a cinco redes locais.
O objetivo da operação foi monitorar, por amostragem, o cumprimento das obrigações tributárias acessórias relacionadas aos equipamentos emissores de cupom fiscal (ECF) no comércio varejista. A operação visou, ainda, manter atualizado o cadastro de equipamentos, que funcionam agregados aos equipamentos da automação comercial e precisam ser habilitados perante o Fisco Estadual.
O trabalho envolveu 27 servidores do grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF) da Coordenação de Grandes Contribuintes da Sefa.
Na fiscalização os auditores conferiram o número de ECFs em uso ou inativos e extrairam a informação armazenada nos equipamentos, comparando, depois, com os dados existentes no sistema informatizado da Sefa.
Segundo o secretário da Fazenda, José Tostes Neto, a Coordenação de Grandes Contribuintes é responsável pelo acompanhamento de empresas que possuem características muito específicas. A Operação Varejo, explicou o secretário, faz parte do planejamento das ações de fiscalização do Estado, que tem ações pontuais, fiscalização em trânsito e fiscalizações em profundidade, visando combater a sonegação e aumentar a arrecadação.
De acordo com o coordenador de Grandes Contribuintes da Sefa, Antonio Freire de Araújo, a operação deve fiscalizar 30% dos equipamentos emissores de cupom fiscal utilizados. A expectativa é verificar cerca de 300 equipamentos. Segundo o auditor, a operação marca o início de um acompanhamento mais próximo dos grandes contribuintes no Pará.
Fonte: SEFA