A Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda (Sefa) iniciou no dia 4 de maio a Oficina “Começando em Casa”, cujo objetivo é sensibilizar o servidor da SEFA para importância da educação fiscal, com foco no atendimento realizado pelos órgãos públicos.
Durante a oficina, que tem quatro horas de duração, são tratados temas como a função social dos tributos; a relação Estado e Cidadão, o compartilhamento de responsabilidade e a reflexão sobre ser um servidor cidadão, por meio de dinâmicas. Serão realizadas três oficinas com a participação de 35 pessoas.
A coordenadora da EFAZ, Nazaré Arruda Rodrigues, explica que a Efaz tem como missão desenvolver a capacitação dos servidores fazendários, com ênfase na educação fiscal, contribuindo para a gestão fazendária do Pará, e a Oficina mostra aos servidores que é possível desenvolver, em casa, entre a família e com os amigos, pequenas ações de cidadania que redundam num movimento maior em prol da comunidade. “Inclusive, com o propósito de dar exemplo e ratificando o nome começando em casa, a coordenação da EFAZ convidou seus servidores a participarem das oficinas, entendendo que também promovem atendimento, no caso ao cliente interno, os servidores fazendários, e houve um expressivo engajamento dos colaboradores da Escola”.
Segundo ela a Oficina é “também a oportunidade de refletir com os servidores da Sefa sobre a importância de realizar um bom atendimento ao contribuinte cumpridor dos seus deveres. Além disso, as Oficinas são consideradas preparatórias para o evento de comemoração do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado no dia 25 de maio e que será realizado pela primeira vez este ano em todos os estados, organizado pelos grupos estaduais de educação fiscal, visando estimular ações positivas de respeito à cidadania”.
O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte será comemorado entre os dias 23 a 27 de maio. No dia 25 de maio haverá um evento, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria da Fazenda (Avenida Visconde de Souza Franco,110). A programação é a seguinte: 9h – Abertura pelo Secretário de Estado da Fazenda, José Tostes Neto.
– Apresentação dos alunos da escola Tenente de Rego Barros;
– Palestra: O papel do contribuinte no exercício da cidadania. Tributos: pagar para que? pagar por que?”, pelo Procurador da República, Ubiratan Cazetta;
– Palestra: Observatório Social, uma ação de cidadania com Ivan Costa, Presidente do Observatório Social de Belém.
Fonte: SEFA