Próximo da comemoração de 20 anos do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), o auditor João Chene e o fiscal de receitas Antônio Henriques vão lançam na noite desta terça-feira, 6, na Fox da Doutor Moraes, o livro “Foi Assim”, que conta e valoriza a história da luta sindical dos servidores de carreira do Fisco no Estado.
O livro traça um perfil do sindicalismo no Fisco do Pará, contemplando muitos fatos da trajetória, desde a abertura do regime que proibia a organização sindical dos servidores públicos, além de registros de um jornal interno que circulava na Sefa produzido pelos próprios servidores e o momento da união dos cargos, na época, chamados de fiscal e agente.
Segundo Chene, ex-diretor do sindicato, o lançamento da obra por eles assinada não tem a pretensão de maior reconhecimento literário. É, segundo o autor, apenas uma reflexão sobre a relação entre a gestão pública e os administrados. Além disso, o escritor ressalta que a importância da obra para a sociedade é revelar, cada vez mais, que os objetivos só podem ser alcançados através de esforços conjuntos, a força do coletivo. “Sozinho, você não vai a lugar nenhum”, ensina.
Para o segundo presidente na história do Sindifisco e também autor do livro, Antônio Henriques, o livro é relevante par a categoria do grupo TAF, pois registra o início da história sindical no Fisco, resgatando fatos e pessoas relevantes para essa história que completará 20 anos no dia 22 de janeiro. A noite de autógrafos é uma celebração ao bom combate.