Notícias

04/07/2012

Nova gestão toma posse em clima de união no Sindicato dos Fazendários do Estado do Ceará

A união de toda a categoria fazendária em torno do Sindicato, em prol do fortalecimento da entidade, foi a principal tônica nos discursos de posse da nova gestão do Sintaf.

A solenidade ocorreu na manhã de segunda-feira (02/07), na sede do Sindicato, com a presença de membros da Diretoria Colegiada, Coordenadores Regionais, Conselho Fiscal e delegados sindicais eleitos para o triênio 2012-2015.
 
Em um primeiro momento, os integrantes da Comissão Eleitoral – o presidente, Jether Pontes e Silva, o vice-presidente, Francisco Airton Bandeira, e o membro Gerson Moreira de Meneses – leram as atas de posse da nova gestão. Em seguida, todos os eleitos que se fizeram presentes assinaram a ata de posse e foram diplomados.
 
Com a palavra facultada, alguns dos eleitos fizeram questão de se manifestar aos presentes. O primeiro deles foi Francisco Ângelo de Araújo, empossado como Diretor de Organização da entidade. Segundo ele, o ato se configurava como espécie de selo de um processo que teve início com debates, depois embates e um quase empate. “Mas tudo isso contribuiu para o nosso crescimento como Sindicato e como categoria”, afirmou. 
 
Ângelo agradeceu e parabenizou os companheiros de ambas as chapas, que contribuíram para esse amadurecimento da democracia, e à Comissão Eleitoral, pela lucidez de seu trabalho. Para finalizar, refletiu sobre os desafios da nova gestão, tendo em vista a exigência cada vez maior da categoria fazendária em relação às suas lideranças, a formação de uma oposição mais aguerrida, e o cumprimento efetivo das propostas de campanha. “Nós temos potencial para cumprir todas as nossas propostas. Juntos nós podemos, sim, construir um Sindicato de todos os fazendários”, finalizou.
 
O recém-empossado Coordenador Regional do Sintaf na Zona Norte, Raimundo Filho, fez um discurso emocionado sobre aquele momento histórico. “Gostaria aqui de ressaltar a grandeza dessa categoria, espelhada nos colegas de ambas as chapas. As divergências podem até existir no campo das ideias, mas temos consciência de que o processo eleitoral ficou para trás. Agora precisamos da ajuda de todos, formando um corpo único que é o Sindicato”, afirmou, destacando a presença de dois membros da chapa 2 na solenidade de posse: Antônio Ferreira de Miranda e José Oliveira dos Santos.
 
José Flaviano Mariano de Oliveira também fez o uso da palavra, como membro efetivo do Conselho Fiscal. “Nós, servidores da Secretaria da Fazenda, somos o verdadeiro patrimônio dessa Casa, e cada um de nós tem um talento, uma marca. Essa eleição revelou alguns desses talentos escondidos. Às vezes temos receio de abraçar as lutas, porque de certa forma nos expomos, mas isso é fundamental para avançarmos”, afirmou.
 
O Sr. Abrahão Sampaio de Lacerda, enquanto Diretor de Aposentados, fez votos para uma boa gestão. “Façamos um bom planejamento e avaliações sistemáticas. A nossa Lei Orgânica tem que sair como a melhor do País. Se trabalharmos com humildade e determinação chegaremos aos nossos objetivos”.
 
A recém-empossada Diretora de Relações Intersindicais, Ana Maria Ferreira da Cunha, também se pronunciou. Para ela, as eleições deste ano foram um grande aprendizado. Na oportunidade, a diretora fez uma homenagem a todas as mulheres que participaram desse processo. “Agora o momento é de união. Os desafios virão e, mesmo diante de momentos difíceis, nós não temos o direito, enquanto sindicalistas, de desistir”, declarou.
 
“A categoria sai engradecida desse processo”, afirmou Dário Salmito, eleito Diretor de Assuntos Funcionais e Jurídicos do Sintaf. “Findado esse embate democrático histórico, agora é o momento de cada um dar um pouco de si – e de cada diretor eleito dar o dobro. Se cada um fizer um pouco, muito será feito”, refletiu. Segundo o diretor, a Lei Orgânica deve ser feita a quatro mãos. “É algo tão grandioso que vai mudar o curso da história da categoria. O debate urge e temos todos os instrumentos para trabalhar uma grande lei”, finalizou.
 
Aposentados

Dos dez delegados sindicais aposentados eleitos para este triênio, nove compareceram à posse. O Sr. Manuel Nascimento Oliveira, mais conhecido como Manuelzinho, foi um deles. Ele agradeceu pelo cargo investido, o qual recebeu com muita honra, e prometeu desempenhá-lo com seriedade. “Somos uma entidade só, AAFEC e Sintaf. Juntemos nossas forças para conseguirmos tudo aquilo que mais almejamos, a exemplo de nossa Lei Orgânica”, disse. Já o aposentado Vicente Monteiro da Silva, também eleito delegado, fez questão de ressaltar que agora não há mais chapa 1 ou 2, mas a soma de 1+2. “Eu percebo um Sindicato grandioso, crescendo a cada dia. Por isso conclamo essa união, que beneficia todos nós”.

 
Comissão Eleitoral
 
O presidente da Comissão Eleitoral, Jether Pontes e Silva, destacou que prestou aquele serviço “de coração”. “Fico satisfeito com a conclusão do processo, agradeço a Deus pela oportunidade e declaro todos empossados. Tenham um bom trabalho daqui para frente!”, afirmou. Já o Sr. Gerson Moreira de Meneses, também membro da Comissão, lembrou que o Sindicato precisa de força para atuar. “Quanto mais força, maiores são as chances para a solução dos problemas que hão de vir”, ressaltou, fazendo mais uma referência à importância da união da categoria fazendária.
 
Hora de planejar
 
A Diretoria Colegiada eleita não perde tempo e já agendou para esta terça-feira (03/07) a sua reunião de planejamento para o triênio 2012-2015. A reunião acontece no Costa do Mar Hotel, das 9h às 17h. Na pauta, os desafios para a nova gestão e as principais lutas a serem abraçadas pela categoria, tudo pensado de forma estratégica para alcançar bons resultados e grandes conquistas.

 
Fonte:Sintaf Ceará