NOTÍCIAS
Greve branca repercute em jornais, rádios e TVs
O primeiro dos três dias da greve branca decretada pelos fiscais de tributos da Secretaria da Fazenda ganhou ampla repercussão no noticiário de quarta-feira (28) de emissoras de rádio e televisão e nos jornais impressos desta quinta-feira (29). No “Diário do Pará” e em “O Liberal”, as matérias mostraram o comparecimento sem produção nas unidades da secretaria como um gesto para demonstrar ao governo a importância para o Estado do trabalho de fiscalização e arrecadação dos auditores fiscais e agentes tributários.
A mídia impressa destacou o simbolismo da fita preta com que os grevistas amarraram os computadores do Fisco. O caráter pacífico do movimento, embora a paciência da categoria com o governo já tenha esgotado após cinco meses de infrutífera negociação, também foi observado e registrado pelos jornalistas. “É um movimento ordeiro, mas determinado a atingir metas salariais”, diz o presidente do Sinditaf, Charles Alcantara.
O jornal “O Liberal” assinalou que a paralisação na Sefa já contribui para a queda da arrecadação de outubro. Segundo o jornal, o recolhimento de ICMS, que deveria fechar o mês superando a casa dos R$ 400 milhões, não chegou a R$ 330 milhões nesta quarta-feira, o primeiro dia da greve branca dos fiscais. “A arrecadação do Estado é movida através da pressão exercida pelo Fisco sobre os contribuintes”, explicou ao jornal o presidente da Associação dos Servidores do Fisco do Pará (Asfepa), Antônio Catete.
– Data da publicação: 2009-10-29 10:38:54