O combate à sonegação fiscal ganhou um reforço. O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) iniciou suas atividades nesta quarta-feira (18) com novo espaço físico. A inauguração aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.
O comitê é composto pelo Ministério Público do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Polícia Civil e tem como objetivo reprimir a sonegação fiscal e tornar mais efetivo a repressão a esse tipo de crime. A intenção do Cira é apresentar medidas para ampliar o retorno dos valores ao erário.
Só em 2014, foram registrados desvios na ordem de R$ 452 milhões. E graças à atuação do Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), R$ 60,9 milhões retornaram aos cofres públicos, mostrando que a atuação interinstitucional funciona com possibilidades de sucesso.
Entre as atribuições do Cira estão promover e incentivar a prevenção e a repressão aos crimes contra a ordem tributária e a lavagem de dinheiro, com enfoque especial na recuperação de ativos e estabelecer diretrizes para a promoção do desenvolvimento de ações operacionais integradas entre os órgãos e instituições envolvidas, respeitado o planejamento de cada uma delas.
Fonte: www.folhavitoria.com.br