Em 29 de abril, teve início o segundo dia do V Seminário do Fisco Paranaense, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) em conjunto com a Escola de Administração Tributária (Esat).
As atividades da manhã começaram logo cedo, com o credenciamento dos Auditores Fiscais.
A primeira palestra do dia teve como tema Gestão Por Competência – Uma Nova Forma de Gestão para a Administração Pública, e foi ministrada pela consultora nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas, coaching e docente em cursos de pós-graduação, Léia Cordeiro Gaglionone.
De acordo com Léia, a gestão por competência já é comum na iniciativa privada, entretanto existe a visão equivocada de que o funcionalismo público não precisa desse tipo de administração.
“As competências são repertórios de comportamentos de algumas pessoas ou organizações que dominam e disponibilizam, o que se faz, e se destacam das outras em contextosespecíficos. Esse tipo de gestão consegue conduzir os servidores para atingir os objetivos estratégicos da instituição através das competências”, destacou Léia.
Na segunda mesa do dia, a diretora regional do Centro de Treinamento Regional da Escola de Administração Fazendária do Ceará (Centresaf/CE), Maria Margarida de Souza, sobre o Desenvolvimento Humano: o ser em evolução.
Para a diretora, motivação e empreendedorismo são as chaves do desenvolvimento humano. Com o desenvolvimento de valores e características pessoais é possível superar os desafios, inovar, empreender e conseguir melhorar os trabalhos da equipe dentro da instituição.