A Receita Federal do Brasil abrirá novo concurso público a qualquer momento. No entanto, o primeiro passo concreto ainda precisa ser concluído: aguarda-se a autorização por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O pedido de concurso para pelo menos 3.000 vagas ainda não obteve resposta positiva do Ministério, lembrando que, desse total, 2.000 seriam somente para Auditor-Fiscal e as demais para Analista-Tributário.
A probabilidade de que todas as vagas sejam autorizadas é remota, basta lembrarmos das autorizações recentes para outros órgãos, tais como INSS e IBGE, que farão concursos com oferta de vagas muito aquém do desejado. A história dos certames mostra que a própria Receita, em anos passados, solicitou milhares de vagas para concurso, mas o Planejamento acabou autorizando algumas centenas. Também acredita-se que seja autorizado concurso para a área administrativa.
Contudo, os candidatos esperam é que o concurso seja aberto. Isto é o que mais importa agora, para aqueles que já estão há um bom tempo se preparando. Os cargos de Analista e Auditor exigem nível superior em qualquer área e o subsídio mensal pode superar os R$ 16,1 mil.
A Receita realizou concurso em 2012, com 750 vagas para todo o país, e também uma seleção este ano, com 278 vagas. Como é muito certo que os reprovados daquele ano continuam estudando, aqueles que estão interessados no próximo certame e que começarão a estudar para valer somente em 2015 já entrarão na disputa com extrema desvantagem.
Para um concurso desse porte, o ideal é começar os estudos há com boa antecedência (mais do que apenas alguns meses), sempre de maneira séria, disciplinada e atualizada, já que definitivamente esta não costuma ser um concurso para iniciantes. Candidatos de seleções passadas continuam alimentando o sonho de ingressa nos quadros da Receita Federal.
Fonte: Fenafisco/Portal O Nortão