A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 356/13, que permite às empresas de telecomunicações abater, do valor recolhido para o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o montante pago pelo consumo de energia elétrica.
A proposta foi apresentada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e outros deputados que integraram a comissão especial da Câmara destinada a elaborar propostas para o novo marco regulatório da telefonia. O objetivo do texto, conforme os autores, é reduzir o volume de ICMS aplicado às contas de telefonia.
A proposta altera a chamada Lei Kandir (Lei Complementar 87/96), permitindo que as empresas que transformem energia elétrica em sinais eletromagnéticos de telecomunicações possam se creditar do ICMS pago na aquisição de energia elétrica.
“A iniciativa, ao mesmo tempo em que representa um instrumento efetivo de desoneração sobre o setor de telecomunicações, também contribuirá para a democratização do acesso à informação no País, ao reduzir o custo de prestação dos serviços de banda larga, telefonia e TV por assinatura”, completou Sousa.
Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será apreciada pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara