A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, a criação até 2012 de quatro novas universidades federais, dentre elas a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que terá sede em Marabá, onde funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A nova universidade faz parte do programa de Expansão da Educação Superior, Profissional e Tecnológica do governo federal. Pelo plano do governo, ainda serão abertos 47 novos campi universitários e 120 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia distribuídos por todo o País. Entre os novos campi, o governo confirmou no Pará a criação do 12º da Universidade Federal do Pará, sediado no município de Ananindeua; os oito campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com sede nos municípios de Alenquer, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná; dois da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Capanema e Tomé-Açu; e os quatro da nova universidade do Sul e Sudeste do Estado, em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. As outras três novas universidades federais serão a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, que terá sede em Juazeiro do Norte; e as universidades federais do Oeste da Bahia (Ufoba) e do Sul da Bahia (Ufesba), nos municípios baianos de Barreiras e Itabuna, respectivamente. Já 11 universidades federais, de mais 10 estados, ganharão 14 novos campi.
O Pará ainda será contemplado com a construção de cinco novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos municípios de Ananindeua, Parauapebas, Paragominas, Óbidos e Cametá. Os prefeitos dos municípios assinaram o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC).
Além do Pará, as outras unidades da Federação contempladas foram: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2). A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Dentre elas, está o Campus Agrícola de Marabá, do Instituto Federal do Pará (IFPA). Ao final de 2014, de acordo com as previsões do MEC, o País terá ganho 208 unidades de educação profissional.
Fonte: O Liberal