Notícias

07/12/2021

A arte de Leonardo Dressant

Conheça a história do quadrinhista lapidado e apoiado pelo Sindifisco.

Leo Dressant (no alto, a direita) e seus personagens

O prestador de serviços do Sindifisco /Pará na área de Tecnologia da Informação, Leonardo Dressant, teve seu trabalho selecionado no concorridíssimo 13º Salão de Humor Medplan e Humana Saúde. Foi a primeira vez que ele se inscreveu num evento deste tipo e as suas tirinhas, intituladas “Turma do Pitiú e Xibé”, ficaram entre as 202 melhores artes, num evento que teve mais de 2.500 artistas de mais de 50 países inscritos.
A conquista do Leonardo tem tudo a ver com o Sindifisco/Pará, onde entrou em 2015 e teve bem mais do que relações de trabalho. Mas, é preciso primeiro contar que ele começou a desenhar em 2011, quando cursava Sistema da Informação na Universidade Federal do Pará (UFPA) e aproveitava os intervalos para fazer caricatura dos professores. Um dia, após ver uma briga entre um urubu e uma garça, no igarapé do Tucunduba, decidiu fazer tirinhas esses pássaros como personagens.
Ao chegar no sindicato, Leonardo conheceu Sérgio Bastos, jornalista, publicitário e ilustrador reconhecido e premiado, para quem mostrou seus trabalhos. “Eu vi que ele tinha talento e passei a opinar sobre o que deveria fazer para melhorar e também emprestava material para ele se aprofundar”, conta Sérgio.
“Isso foi fundamental. Meu grande orientador foi o Sérgio Bastos. Meus desenhos mudaram muito e pra melhor”, exalta Leonardo.
Ele também faz questão de ressaltar que a primeira revista feita com qualidade profissional foi patrocinada pelo Sindifisco e, a partir dela, as portas se abriram. Foi convidado para participar da Feira do Livro de 2019 e os convites não pararam mais de chegar. Hoje, ele participa como votante no HQMix, uma espécie de Oscar da história em quadrinho no Brasil.
O despertar para a arte levou Leonardo a fazer a segunda graduação, dessa vez em Produção em Multimídia na Faculdade de Artes Visuais da UFPA, ainda em andamento.
O Salão de Humor Medplan e Humana Saúde divulgará as obras finalistas no próximo dia 10, mas para Leonardo ficar entre os melhores foi o grande presente de final de ano.