Notícias

09/04/2020

Aclamação foi por vídeoconferência

Diretoria vai assumir desafios impostos pelo mundo pós-coronavírus.

A certeza de que o mundo do trabalho e o sindicalismo também não serão os mesmos pós-coronavírus e os desafios ainda inimagináveis que esse “mundo novo” trará marcaram os pronunciamentos durante a aclamação da nova diretoria do Sindifisco/Pará para o triênio 2020/2023. A solenidade ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (08) por intermédio de uma histórica assembleia geral por vídeoconferência. Aclamado novo presidente, Charles Alcântara, que já presidiu a entidade por dois mandatos, reconheceu que o grupo assume uma grande responsabilidade num ambiente cheio de incertezas, mas que é qualificado e forte, e saberá dar retorno à categoria e à sociedade paraense. Charles vai acumular a nova função com a presidência da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

base-menor
Participantes da vídeoconferência
que aclamou a nova diretoria do Sindifisco

Para Antônio Catete, atual presidente e que assumirá a vice-presidência, a trajetória que o país vinha vivendo já não era muito boa e não seria fácil para os sindicalistas e trabalhadores, mas que a pandemia provocada pelo coronavírus tornará tudo mais difícil, especialmente na economia. Ele exemplificou que o governo do Pará já prevê uma queda de 10% do total da receita, o que significa menos R$ 2,5 bilhões nos cofres públicos. “Ninguém sairá incólume dessa crise. E apesar do Estado ser importante no combate à pandemia, os servidores públicos serão os alvos de uma parcela da sociedade”. Mas Catete também acredita que o grupo que assumirá o sindicato vai saber enfrentar os desafios.
Única mulher a presidir o Sindifisco/Pará, Suely Oliveira, ressaltou que será preciso muita inteligência para as novas tarefas que se prenunciam. “Não sabemos contra quem lutamos e quem é nosso inimigo nessa hora. Vai ser preciso muita solidariedade da categoria para com a direção do sindicato, porque vão aproveitar esse momento difícil para atacar direitos”.
Charles encerrou com uma mensagem de esperança: “O coronavírus vai passar e deixar muitos aprendizados e a principal delas será a força da solidariedade”.
A cerimônia de posse da nova diretoria está marcada para o dia seis de junho.