Notícias

28/09/2011

Aposentados dão show de vitalidade no 3º Encontro

Aconteceu na sexta-feira, 23, no Hilton Hotel, o 3° Encontro de Aposentados do Fisco Estadual do Pará. Realizado pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), o evento reuniu durante todo o dia em atividades diversas os servidores aposentados que muito contribuíram para a história do Fisco estadual e, por extensão, ao nacional.

 Negando o termo inativo, que contradiz a vida repleta de atividades no mundo moderno, desde o gerenciamento das finanças familiares aos projetos familiares, os servidores aposentados mostraram-se em plena forma. Estes e outros temas, aliás, foram debatidos no 3º Encontro. A marca desses debates, recheados de exemplos edificantes, foi o bom humor e a sabedoria acumulada pela experiência funcional e de vida.

 Quem iniciou o debate foi o diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco, Marco Aurélio. Ele prestou informes nacionais do setor, como a petição na OEA infelizmente perdida pela Fenafisco contra o desconto da Previdência por aposentados. Diante disso, o diretor fez uma reflexão sobre a importância de manter-se, em qualquer momento da vida, conectado aos seus direitos e às informações sobre aquilo que interessa ao grupo.

 Com uma palestra cheia de intervenções da categoria e com muito aprendizado prático, a médica familiar Maria do Carmo respondeu a muitas perguntas do auditório. Além das dúvidas levantadas, Carmo falou sobre osteoporose, constipação intestinal, depressão e frisou que saúde é bem-estar, bom humor e sorriso e que pode ser obtida pela atividade física ou qualquer outra atividade que provoque deleite. “Eu receito viver a vida dentro de suas limitações, mas viver com toda a sua intensidade e beleza”, afirmou a médica.

 Outro momento importante do evento foram os informes sobre a Lei Orgânica do Fisco, (Loat), dados pelo presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), Antonio Catete, que integra a comissão que acompanha a Loat. Categórico, ele afirmou: “No projeto de Lei Orgânica do Fisco defendido pelo sindicato não deve haver diferença remuneratória entre ativos e aposentados”.

 Depois do almoço, os servidores aprenderam a administrar as finanças familiares em uma palestra sobre educação financeira com o economista Oberdan Pinheiro, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon-PA). Ele distribuiu uma cartilha educativa com o tema.

 Além de dicas financeiras também houve receitas de alimentação com a nutricionista Sônia Picanço e uma palestra sobre qualidade de vida na terceira idade, que finalizou com os presentes se exercitando no auditório, sob orientação do professor de Educação Física Maximiliano Mota.

 “Encontros como esse são uma forma de prestar informações aos aposentados e manter o grupo agregado às ações do sindicato”, avaliou a diretora de Aposentados da entidade, Mariza Mendes. O encontro encerrou com um coquetel e música ao vivo. Os servidores aposentados, apesar de um dia de intensas atividades, esbanjaram vitalidade para curtir o fechamento festivo do evento.