Notícias

09/04/2013

Assembleia aprova prestação de contas de 2012 e faz pré-lançamento do Portal da Transparência

O Conselho Fiscal e a categoria do fisco estadual aprovaram sem ressalvas a prestação de contas de 2012 apresentada pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) em assembleia geral nesta segunda-feira, 8, no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefa). Com meta de atender às exigências estatutárias de acesso à aplicação da verba orçamentária realizada pelo sindicato uma nova ferramenta do site da entidade foi apresentada pelo diretor-financeiro, Reinaldo Martins: o Portal da Transparência.
 
O portal será lançado no dia 30 de abril. O software, desenvolvido exclusivamente para o sindicato pelo analista de sistema e desenvolvedor de web Giovanni Amorim, contém informações sobre balanços, balancetes, notas fiscais, recibos e os demais documentos da gestão financeira. Além disso, o portal será alimentado em tempo real pelo corpo técnico do sindicato.
 
Para um dos responsáveis pela implementação do portal, Reinaldo Martins, a ferramenta virtual é um marco e deve ser agregada na lista de patrimônios adquiridos nesta gestão. “Foi um objetivo concretizado, já que sempre tivemos vontade de expor as contas de forma mais clara à categoria. O portal tem de ser incluído no nosso patrimônio, tamanha é a importância dessa nova etapa da transparência sindical”, observou o diretor.
 
alt
 
O diretor-financeiro do Sindifisco, Reinaldo Martins, explica o funcionamento do Portal

 

alt
 
O Portal fornecerá aos servidores informações sobre balanços, balancetes, notas fiscais e recibos.
(Fotos: Roberta Brandão)
 
Com acesso restrito aos servidores sindicalizados, é preciso, para o ingresso ao Portal da Transparência, a utilização do email oficial da Sefa como Login e o preenchimento do espaço destinado à senha com o número do CPF do usuário. No caso da falta do email oficial, basta criar conta em qualquer outro correio virtual. Em caso de dificuldades,  entrar em contato com a Secretaria do sindicato, que oferecerá o suporte necessário ao acesso.
 
O banner  de acesso ao portal estará abrigado no site do sindicato em 30 de abril, mas, antes disso, a Comunicação do Sindifisco enviará informações contendo passo a passo para o acesso simples e funcional de todos os sindicalizados.
 
A nova ferramenta, que demorou cerca de um ano para ser aperfeiçoada, foi recebida com entusiasmo na categoria. Para o auditor Lamartine Carvalho, assíduo às reuniões de prestações de contas, o feito é inédito e o avanço corresponde à grandeza da categoria.
 
“Fiquei muito surpreso. Eu acho que é uma coisa única em relação a dar oportunidade ao associado de compreender através do levantamento de documentos as contas do sindicato. Eu sempre venho para a assembleia de prestação de contas. Eu sempre fui muito crítico e hoje reconheço as melhorias. Somos uma categoria de fiscais e auditores. Precisávamos de uma prestação de contas de qualidade”, afirmou o servidor.
 
Conselho e Inventário
 
Além de não fazer ressalvas à prestação de contas de 2012 do sindicato, o Conselho Fiscal também reconheceu que as recomendações sugeridas na assembleia de prestação de contas do ano anterior foram todas cumpridas. Um exemplo de obediência ao alerta do conselho é a atualização do inventário de bens do sindicato, que estará publicado no Portal da Transparência.