Notícias

19/12/2012

AUDITORES E FISCAIS DE RECEITA APROVAM ORÇAMENTO DE 2013 DO SINDIFISCO DO PARÁ

Os auditores e fiscais de receitas do Estado aprovaram nesta quarta-feira, 19, a proposta orçamentária elaborada pela diretoria do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) para o ano de 2013. Na última assembleia geral do ano, a categoria se reuniu às 12h no auditório do órgão central da Secretaria da Fazenda (Sefa) para votar a proposta baseada na execução financeira de 2012 e emendada por ajustes e adaptações para responder às ações sindicais previstas para ocorrer ao longo de todo o ano de 2013.
alt
Raimundo Pegado, dietor administrativo, Reinaldo Martins, diretor financeiro e Charles Alcantara, presidente do Sindifisco esclarecem os servidores sobre o orçamento do ano de 2012
Foto: Roberta Brandão

“A proposta orçamentária que será deliberada pela categoria, que é a proprietária dos recursos financeiros de que dispõe o  Sindifisco, foi objeto de discussão em reunião da diretoria executiva e conselho fiscal”, anunciava pouco antes da assembleia o presidente Charles Alcantara. O orçamento é peça importante porque reflete as escolhas políticas e as estratégicas do sindicato. Daí a importância de a categoria assumir a responsabilidade de discuti-lo e aprová-lo, conforme a previsão estatutária.

O desafio sindical é criar na categoria uma cultura contábil para acompanhar a execução do orçamento e saber onde está o dinheiro das contribuições dos servidores à entidade. Em busca da transparência, a finalidade do sindicato é criar a mais autêntica e legitimada fórmula de controle externo sobre a diretoria.
 
“Sabemos que temas como orçamento e prestação de contas historicamente não despertam o interesse dos sindicalizados, mas nunca deixaremos de chamar a atenção da categoria para a necessidade de maior envolvimento de todos nas discussões que dizem respeito aos seus interesses diretos e que, ademais, dizem respeito à maneira pela qual o dinheiro é gerido”, professa o sindicalista.
 
Em comunicado eletrônico que antecedeu a assembleia, Alcantara informou que a meta de sindicalização de 100% dos auditores e fiscais de receitas da Sefa está bem perto de ser alcançada. Hoje, apenas 18 servidores ativos não são filiados ao sindicato. Lançada em 2010, a campanha “Sindifisco 100%” filiou mais de 50 servidores das carreiras do Fisco.