Notícias

12/04/2013

Belém sedia seminário sobre Previdência Social, Dívida Pública e fronteiras brasileiras na 3ª feira

O segundo ‘Seminário Nacional Brasil do Futuro: Previdência Social, Dívida Pública e Controle de Fronteiras’, promovido pelo Sindireceita, em parceria com a Fundação Lauro Campos e a organização Auditoria Cidadã da Dívida, será realizado na próxima terça-feira, 16, em Belém, na capital paraense.
 
Com a finalidade de debater questões estratégicas para o país, o Seminário também passará por 10 capitais. O objetivo dos organizadores é estimular o aprofundamento dos temas por meio da análise crítica e qualificada, que impulsione os movimentos sociais e sindicais na defesa dos direitos dos trabalhadores e no fortalecimento da soberania nacional. A primeira jornada teve início no dia 11 de março, em Natal/RN, com a participação de 450 pessoas.
 
Na etapa de Belém, o Seminário contará com a presença da ex-deputada federal Luciana Genro, presidenta do PSOL Porto Alegre/RS; de Sílvia de Alencar, presidenta do Sindireceita; de Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida; e de Robério Paulino, professor de Políticas Públicas da UFRN.
 
A terceira etapa do Seminário também já está agendada para o dia 24 de maio, em Porto Alegre. Na sequência, o evento ainda ocorrerá em Curitiba, Salvador, Maceió, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
SERVIÇO
 
Seminário Nacional Brasil do Futuro: Previdência Social, Dívida Públicas e Controle de Fronteiras – Etapa Belém/PA
Data: 16 de abril de 2013 – 18h30
Local: Plenária da Câmara Municipal de Belém na Travessa Curuzú, 1.755 – Marco.
 
Sobre as entidades organizadoras:
 
O Sindireceita, fundado em abril de 1992, é a entidade sindical representativa dos Analistas-Tributários da Receita Federal. Apresenta, nesses 20 anos, vasta contribuição acerca de temas estratégicos para o país, em especial sobre a situação das Aduanas, através do projeto “Fronteiras Abertas – um retrato do abandono da aduana brasileira”, que revelou a fragilidade no controle das fronteiras do país. Esta semana a Direção Nacional do Sindireceita lançou a campanha “O Brasil não pode parar: Aduana 24 horas” que desperta atenção para as perdas que o país sofre com a interrupção do trabalho nas aduanas.
 
A Auditoria Cidadã da Dívida, associação estabelecida desde 2001, trabalha no sentido de investigar o endividamento público brasileiro – interno e externo – visando promover uma auditoria que se denomina cidadã, exatamente pelo fato de estar sendo realizada por cidadãos e para os cidadãos. Obteve destaque internacional ao participar da Auditoria Oficial da Dívida do Equador, com atuação na subcomissão de Dívida Comercial. Recentemente embasou o voto em separado da CPI da Dívida Pública promovida na Câmara Federal. Além de sua organização nacional sediada em Brasília, possui 4 núcleos regionais em MG, RS, PA-oeste e RJ.
 
A Fundação Lauro Campos, em funcionamento desde 2005, desenvolve atividades nas esferas da teoria e da cultura, ensejando um pensamento crítico comprometido com os valores do socialismo e da liberdade, e promovendo o debate de propostas programáticas para a transformação social do país. Instituída pelo Partido Socialismo e Liberdade quando da sua criação, publica os principais estudos teóricos e políticos.
 
Contatos para mais informações sobre o evento em Belém:
 
– Max André (maxandre@hotmail.com) – (91) 8399-0808

 
Vera Moreira Assessoria de Imprensa – Sindireceita – (11) 3253-0586 veramoreira@veramoreira.com.br
 
Fonte: Sindireceita