Notícias

12/01/2012

Campanha “Sindifisco 100%” quer associar todos os auditores e fiscais

Já começou a contagem regressiva. Até março, data provável das comemorações dos 20 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Fisco Estadual do Pará, a campanha “Sindifisco 100%”, lançada no início da semana pelo presidente Charles Alcantara e assim batizada pela fiscal Maria de Nazaré Queiroz Leitão, pretende sindicalizar todos os auditores e fiscais de receita que ainda não ingressaram na entidade. Muito festejadas pelos colegas, as adesões já movimentam a categoria: na quarta-feira, 11, os auditores Ana Mesquita, Daniel Jaino e Gian Toppino passaram a compor o quadro de filiados do Sindifisco-PA.

Apoiada logo na primeira hora pelo auditor Tadeu Pantoja, a campanha foi saudada com euforia pela categoria, que ainda comemora as conquistas sindicais alcançadas em 2011, sendo a maior a Lei Orgânica do Fisc. “Me sinto protegido por ser sindicalizado e muito orgulho por fazer parte dessa família que dirige o Sindifisco”, opinou Valter Leite, do Conselho Fiscal. “A instituição tem nos valorizado a cada instante, a cada ano”, afirma.

“Essa campanha de um Sindifisco 100% é uma bela iniciativa e cabe a cada um filiado fazer algo por ela. O sindicato é da categoria e não de um grupo ou pessoa. Pode-se e deve-se divergir. Eu mesmo já me posicionei contra algumas vezes, mas não há como não reconhecer a evolução e os resultados das ações da atual gestão”, afirmou Valdenor Andrade. “Vão lá, filiem-se e deem opinião, participem. Assim que se faz democracia”, ensina Andrade, autor de uma frase modelar: “O maior castigo para quem não se interessa pela política é ser governado por quem se interessa”.

Carlos Augusto Alves Correia foi outro integrante do Sindifisco que exortou os colegas a se sindicalizarem. “Conscientização já! Sindifisco 100% já”, declarou Carlos August no ágil correio eletrônico que se criou com a intensa troca de e-mails na categoria para apoiar a campanha. Em sua mensagem, ele elogiou as palavras finais da manifestação de Andrade, apoiando a participação crítica de toda a categoria dentro do sindicato.

No mesmo tom de chamamento, Vicente Artur Batista da Silva reconhece que, a partir de 9 de janeiro de 2009, quando a atual gestão assumiu o primeiro mandato, “passamos a ser representados por pessoas que, sem medir os ossos do ofício e dotadas de talento e habilidades que impressionam, estão construindo para melhor a história de nossa entidade classista”.

Vicente arrematou, contundente: Embora muitas vezes diuturnamente abalados por notícias e situações ruins, nunca se acharam impotentes diante de tão árdua escalada e, então, persistiram, choraram, lutaram e, como grandes guerreiros, venceram, foram cumpridores de suas promessas”. E concluiu, defendendo o ingresso na entidade dos ainda não-sindicalizados: “Estamos fortificados. Filiem-se, pois serão fortes também”.

Para o presidente Charles Alcantara, a sindicalização é processo de decisão soberana e espontânea de cada servidor do Fisco estadual. “Deve-se evitar ações que possam causar desconforto a qualquer colega”, recomenda Alcantara aos colegas que mergulharam na missão de conquistar a marca do Sindifisco 100%. Atualmente, depois da filiação dos auditores Ana Mesquita, Daniel Jaino e Gian Toppino, 57 servidores das Carreiras da Administração Tributária (CAT) permanecem sem vínculo sindical. São 41 auditores e 16 fiscais.