Notícias

05/09/2018

Candidatos expõem programas ao Fisco

Helder Barbalho prometeu aumentar receita e benefícios à população do estado.Com a presença de profissionais da administração tributária e especialista da área do fisco, deu-se continuidade às atividades do 2º Encontro do Fisco Estadual Paraense. O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, iniciou o evento, abordando a importância de se colocar a reforma tributária solidária na pauta da opinião pública com atuação contínua de toda categoria.
Dando seguimento ao debate, o deputado estadual Iran Lima, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi convidado para abordar quais são as pautas políticas a serem contempladas e debatidas com o poder legislativo, após as eleições de 2018. Nesse momento, deu destaque à regulamentação da produtividade dos servidores e garantiu a valorização do quadro de servidores.

2H4A7600
Iran Lima, candidato a deputado estadual pelo MDB

Dentro da programação do dia, ocorreu a 4ª edição da mesa Diálogos Essenciais, com candidatos ao Governo do Estado. Nesta primeira rodada, foi convidado o representante do MDB, Helder Barbalho. A condução da mesa foi realizada por Charles Alcantara que leu a Carta-Compromisso, elaborada pelo Sindifisco-PA, ao candidato presente. A intenção do documento é que os representantes assumam uma agenda de compromissos que promova a justiça tributária e um “Pará mais democrático e cidadão”.
O candidato Helder Barbalho garantiu, em seu programa de governo, melhorar a eficiência do gasto público para aumentar a receita do Governo e reverter os benefícios à população, com políticas de base e investimentos para a atração de grandes negócios ao Estado. Barbalho ratificou que “é fundamental a lógica de diminuir o custo do paraense. O governante deve ter a sensibilidade de fazer com que o custo do cidadão seja diminuído”, revendo as tarifações e garantindo o aumento da receita da população. Estas medidas, segundo ele, devem ser tomadas de maneira conjunta com a participação dos profissionais do fisco, que irão garantir a eficiência da arrecadação.
Após apresentar seu programa, o candidato foi indagado pelo público presente sobre as políticas públicas na área da tributação. Em linhas gerais, comprometeu-se em contemplar no seu projeto: o aumento da receita, modernizar a cobrança de impostos e taxas, remodelar a política de isenções e subsídios, melhorar gestão econômica, captar fontes alternativas de recursos, estimular a parceria público-privada e melhorar a aplicação da arrecadação nas políticas pública, com avaliação dos gastos. Ao final, o presidente Charles Alcantara terminou os trabalhos da tarde do 2º Encontro do Fisco Estadual.