Notícias

13/11/2023

Caravana Sindifisco vai a Marabá

Na pauta temas relevantes para a categoria, como a reforma tributária, verba indenizatória e trabalho híbrido.

A diretoria do Sindifisco-PA desembarcou, nos dias 7 e 8 de novembro, no município de Marabá, sul do Pará para mais uma edição do projeto “Caravana Sindifisco”. A Caravana foi criada para levar serviços aos sindicalizados em todos os municípios do Estado e deixar a entidade mais próxima dos filiados. “Percorremos as regiões, oferecendo serviços, prestando esclarecimentos e promovendo discussões sobre o papel essencial do Fisco”, explicou o presidente da entidade, Charles Alcantara, ressaltando que a ideia é aproveitar a caravana para levar à sociedade local informações sobre o trabalho do Fisco.
“A arrecadação de tributos é o que viabiliza os serviços como infraestrutura, obras. É ela que possibilita melhorar a educação, a saúde. Essa nossa conversa com os colegas também tem esse sentido de conscientizar sobre a importância do nosso trabalho”, destacou.
Durante a caravana, foram feitos atendimentos administrativos aos filiados. Entre as demandas estava a atualização cadastral dos sindicalizados e a entrega do formulário do pecúlio pós-morte. Também foi feita a distribuição de kits com materiais editados pelo Sindifisco.
Outro destaque da caravana foi a consultoria jurídica e previdenciária. Embora esse tipo de atendimento possa ser prestado remotamente, a conversa olho no olho facilita o esclarecimento de dúvidas em torno de temas como análise de contracheques, auxílio para isenção de imposto de renda, aposentadoria e benefícios financeiros pós-inatividade. “Além dos serviços esse é também um momento de confraternizar com os colegas e de reforçar o que sempre temos falado: juntos, somos mais fortes”, explica Charles.
O coordenador Jurídico do Sindifisco-Pa César Augusto Gonçalves ministrou palestra sobre a Previdência complementar do Estado e tirou dúvidas sobre a possibilidade de migração, momentos em que essa ação é facultada e os prazos para solicitação. Ele enfatizou a relevância da caravana e sua relação direta com essas questões previdenciárias, bem perto dos sindicalizados.
“Essa iniciativa do sindicato de visitar as unidades do interior é muito importante, porque leva a informação para próximo do sindicalizado. Então, a gente espera que o servidor, aposentado e o servidor que está em atividade, se sinta prestigiado e entenda dos direitos que muitas vezes não sabe que tem”, afirmou.
“Foi muito importante essa caravana do sindifisco, considerando a dimensão continental do estado. Eles estarem presentes nas unidades, traz muita segurança, esclarecem dúvidas, deixa a gente mais seguro do trabalho que eles estão desenvolvendo com nossas contribuições e a gente sabe que eles estão ali, realmente presentes em nossas vidas”, definiu o auditor de Receitas Estaduais, Dinomarck Elves Souza dos Santos.
“O encontro foi valioso e muito interessante para nós, principalmente para quem está em fase de aposentadoria. O jurídico tirou todas as nossas dúvidas e nos prestou vários esclarecimentos. A reunião em si foi muito valiosa”, resumiu a fiscal de Receitas, Teresinha de Jesus Sousa.