Notícias

06/06/2014

Catete assume hoje o Sindifisco

Charles transmite o comando após duas gestões revolucionárias   Depois de cinco anos e meio no comando do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), fase em que exerceu dois mandatos com as gestões “Avançar” e “Avançar Mais” e obteve ao lado dos diretores as maiores conquistas da história de 22 anos do sindicato, o presidente Charles Alcantara se despede do cargo nesta sexta-feira, 7. Ele transmite a presidência no início da noite ao auditor fiscal Antônio Catete, aclamado na categoria em eleição com apoio de Alcantara para dirigir a entidade no triênio 2014-17.

Além de amigos, o presidente que sai e o sucessor comungam de ideias bem próximas quando o assunto é a defesa das teses de valorização das carreiras tributárias, da ética pública e da destinação do dinheiro arrecadado dos contribuintes para os investimentos em obras e serviços à população do Pará. A certeza de que o ritmo de conquistas será o mesmo sob nova direção foi, inclusive, o mote de anúncio publicitário que o Sindifisco assina hoje no jornal Diário do Pará. “Em time que está ganhando se mexe”, diz o título.

Eleito no final do ano passado, Charles Alcantara concentra tempo e inteligência à Diretoria de Comunicação da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco). Desde então, ele tem andado na ponte aérea Belém-Brasília para cumprir a agenda da federação e retornar nos finais de semana para a convivência familiar. “Exercer a presidência do Sindifisco foi a maior honra da minha vida”, diz em mensagem (leia abaixo) aos colegas do Fisco. Alcantara revolucionou a entidade em prol do grupo CAT (Carreiras da Administração Tributária).

O novo presidente assumirá o sindicato com o prestígio de quem sempre esteve ao lado de Alcantara nos maiores desafios do Sindifisco nos últimos cinco anos. Antônio Catete foi um dos formuladores do anteprojeto da Lei Orgânica do Fisco, que a Assembleia Legislativa transformou em lei por unanimidade, dotando o Pará de uma das mais avançadas legislações tributárias do país. Catete trabalhou junto com Charles e o secretário da Fazenda, José Tostes Neto, na feitura do texto aprovado pelos deputados.

Ex-presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), Catete é hoje, eleito pela categoria, integrante do Conselho Estadual de Previdência, que cuida das políticas públicas para os servidores inativos do Estado. Um dos grandes desafios deste início de mandato do auditor fiscal será intensificar o apoio do sindicato à rede de entidades que se formou no país para advogar a aprovação da PEC 555/06, que põe fim ao desconto previdenciário aos aposentados e pensionistas. “É confisco”, resume Catete.

A solenidade de transmissão do cargo de presidente do Sindifisco acontece na casa de eventos Santa Fé (antigo Golden Palace), na avenida Pedro Álvares Cabral, 307, entre Almirante Wandenkolk e Dom Romualdo). O horário previsto – 18h – para o início do evento deve sofrer pequeno atraso em função do jogo amistoso e preparatório do Brasil para a Copa do Mundo. Além do coquetel aos convidados, haverá música da melhor qualidade: Andréa Pinheiro, acompanhada do Trio Lobita e Coral Fazend’Art.

Presidente se despede dos bons companheiros com mensagem

Na madrugada desta sexta-feira, Alcantara endereçou por e-mail aos servidores do Fisco paraense uma emocionada mensagem de despedida. Nela, lembra o início da caminhada em 9 de janeiro de 2009 e celebra com sentimento de missão cumprida. “Neste junho de 2014, [sinto] uma felicidade imensa, não exatamente pelo que conquistamos, mas pela forma como lutamos”, escreveu aos companheiros de jornada, agradecendo a diretores, funcionários e assessores. Na mensagem, agradeceu à família pelo sacrifício pessoal em proveito da causa coletiva.

Leia a íntegra da mensagem de despedida:

“Prezados colegas do fisco estadual do Pará,
Chego ao meu último dia de mandato.
No dia 09 de janeiro de 2009, quando assumi a presidência do sindicato ao lado dos meus companheiros de chapa, a minha filha Beatriz estava no ventre, prestes a nascer.
Hoje, a minha caçulinha (de uma prole de cinco filhos amados) completou 5 anos e já começou a ler.
Naquele janeiro de 2009, muita esperança e vontade.
Neste junho de 2014, uma felicidade imensa, não exatamente pelo que conquistamos, mas pela forma como lutamos.
Agradeço por tudo,
Aos meus leais e incansáveis companheiros de diretoria;
Aos valorosos e dedicados funcionários e assessores do sindicato;
Aos que nos apoiaram e incentivaram;
Aos que nos criticaram e exigiram;
Aos que nos combateram;
A todos vocês.
Agradeço à minha Deborinha, pelo amor, compreensão e também pelas cobranças;
Aos meus filhos;
Aos meus pais;
Aos meus sogros.
Peço desculpas pelos erros e tropeços, que não foram poucos, mas que existem para que jamais esqueçamos que somos humanos.
Todo fim é necessário.
Chego ao fim para que vocês se permitam e eu também me permita um novo começo.
Exercer a presidência do Sindifisco foi a maior honra da minha vida.
Um caloroso abraço,

Charles Alcantara”