Reunido na manhã da sexta-feira (23), na sede da Fundação Sintaf, o Conselho Sindical ampliado discutiu estratégias de ação para a conquista da PEC do teto remuneratório. Além de definir algumas ações, que serão levadas à Assembleia Geral Extraordinária da próxima sexta-feira (30), o Conselho decidiu intensificar, de imediato, o processo de mobilização da categoria.
No início da reunião, os diretores do Sintaf relembraram os detalhes da luta pela aprovação da PEC, que visa equiparar o teto dos servidores do Executivo e Legislativo ao teto do Poder Judiciário estadual. Eles recordaram que Cid Gomes, governador à época, não cumpriu a promessa de receber o Sintaf em novembro do ano passado para resolver a questão. No momento, há o compromisso do governador recém-empossado, Camilo Santana, de receber o Sindicato em fevereiro. “Segundo levantamento que fizemos, o Ceará tem o menor teto do Poder Executivo do País”, ressaltaram.
Os membros do Conselho Sindical avaliaram que é fundamental montar novas estratégias e movimentar a categoria, que nunca faltou à luta quando convocada. “Vamos lotar o auditório da Sefaz nesta sexta-feira e sair com uma decisão consistente. Precisamos desencadear um movimento muito forte para que o Secretário busque uma solução efetiva para nossa remuneração”, afirmaram.
“Evoluímos muito de 2009 para cá. Somamos muitas conquistas. Mas temos uma espada na cabeça. Não temos segurança jurídica com relação ao que de fato recebemos. Temos que manter a categoria acesa. A Diretoria está fazendo o seu trabalho, porém a categoria tem que estar mobilizada para paralisar quando for necessário”, disse um dos diretores.
“Aguardar é uma das estratégias. Mas a história mostra que todas as conquistas da categoria foram por enfrentamento, contando com a participação de ativos e aposentados nas mobilizações e greves. O impacto da elevação do teto para os fazendários será praticamente zero. O ganho, para nós, não será financeiro, mas finalmente iremos garantir a segurança jurídica de nossa remuneração”, explicou um dos diretores do Sintaf.
Os dirigentes sindicais reforçaram que, dos 27 estados brasileiros, 19 já resolveram a questão do teto salarial de seus servidores e o restante está em processo de negociação.
Caso Aracati – Presentes à reunião, dois servidores do Posto Fiscal de Aracati expuseram aos colegas todo o drama sofrido com a Operação Publicanos. Para eles, a pior decepção foi terem sido punidos pela Sefaz, com remoção e perda salarial, antes mesmo da investigação ser concluída. “O inquérito mostra uma série de contradições no depoimento dos marginais. A verdade aparecerá. Mas nós queremos levar ao conhecimento dos colegas tudo o que estamos sofrendo pelo fato da Administração ter nos dado as costas. Isto não pode se repetir”, afirmaram. Eles reconheceram o apoio e solidariedade do Sintaf nesse momento difícil de suas vidas profissionais. O assunto também será exposto na próxima Assembleia Geral.
Mobilização – Nesta segunda-feira (26), três grupos irão iniciar a mobilização da categoria em diversas unidades fazendárias. O Grupo A percorrerá as unidades de Parangaba, Maracanaú, Messejana, Aeroporto, Cefit, Horizonte e Edson Ramalho. O Grupo B fará reuniões nas unidades do Centro, Água Fria, Cais do Porto, Cesut, Barra, Caucaia e Gabriel Lopes Jardim. Já o Grupo C mobilizará as Sedes I, II, III e IV, além da Cesec. No interior, as coordenações regionais visitarão as Cexats, núcleos e postos fiscais localizados na zona urbana.
Todos à Assembleia Geral! Os filiados ativos e aposentados do Sintaf são convocados a participar da Assembleia Geral da categoria marcada para a próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015, a partir das 9h, no auditório da Sefaz III. Participe e ajude a construir um futuro mais seguro e tranquilo para toda a família fazendária! A hora é agora!
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Ceará (Sintaf-CE), conforme os artigos 14 (inciso II e IV), 15 (incisos I e II) e 16 (inciso II) de seu Estatuto, convoca os/as filiados/as ativos, afastados e aposentados a se fazerem presentes à Assembleia Geral Extraordinária que se realizará no auditório da Sefaz III, sito à Avenida Alberto Nepomuceno, 78, no dia 30 de janeiro de 2015 (sexta-feira), às 9h, em primeira convocação, e às 9h30, em segunda convocação. A categoria tratará e deliberará sobre a seguinte pauta:
* PEC teto remuneratório.
Fonte: SINTAF-CE