Notícias

21/03/2022

Comemoração e debate sobre mineração

Diretoria do sindicato cumpre agenda no sul e sudeste do Pará levando o debate sobre tributação e mineração.

A diretoria do Sindifisco-Pará desembarcacou no último dia 18, em Marabá, para um jantar em comemoração aos 30 anos da entidade e também para cumprir uma série de agendas em alguns municípios da região, levando o debate sobre mineração, justiça fiscal, desigualdade e desenvolvimento no Pará, temas que nortearam o primeiro seminário internacional do sindicato, ocorrido em dezembro do ano passado. Na noite do dia 18, ocorreu o jantar no Restaurante Tertúlia Gourmet, no quilômetro 1 da rodovia Transamazônica. O evento fez parte do projeto de descentralização das comemorações dos 30 anos da entidade, que também já percorreu os municípios de Santarém e Altamira. No sábado (19), a diretoria fez reunião na CECOMT Carajás para informar e debater sobre temas de interesse da categoria.

Imagens do jantar comemorativo dos 30 anos do Sindifisco, em Marabá.


O restante da agenda inclui debates e exibição do documentário “Na Fronteira do Fim do Mundo”, produzido pela produtora Floresta Urbana com patrocínio do Sindifisco, que mostra a contradição de um estado rico em minério, mas com graves problemas sociais e econômicos. O objetivo do Sindifisco é retornar aos locais retratados no documentário e que são impactados pela mineração.


Em Marábá, a exibição ocorreu dia 19, no Cine Marrocos, com a presença de sindicalizados e representantes da sociedade civil (foto acima).
Nesta segunda-feira (21), o documentário será apresentado na aldeia Gavião, em Bom Jesus do Tocantins. No dia 23, a exibição será em Canaã dos Carajás, no auditório da Secretaria de Educação. Na noite de quinta-feira (24), o documentário ovai chegar na Câmara Municipal de Parauapebas.
A programação da diretoria no Sul e Sudeste do Pará encerra no dia 25, também em Parauapebas, especificamente no assentamento Palmares II, um dos maiores do país, localizado na antiga fazenda do Rio Branco, ocupada por famílias despejadas de uma área sob concessão da Vale S.A na década de 1990.