No último dia 20 de junho, a Comissão de Participação Política da Fenafisco realizou em Aracaju (SE) mais uma reunião de trabalho. Em nova fase, a Comissão definiu ações imediatas e de curto prazo. No dia seguinte (21), apresentou os encaminhamentos na reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco.
A Comissão pretende iniciar até 5 de julho as suas ações de comunicação junto às lideranças sindicais e a base. Será um trabalho de sensibilização em busca de apoio às grandes causas dos trabalhadores do Fisco. Para tanto, montará uma apresentação institucional que será disponibilizada a todos os sindicatos que compõem a Federação. Outra ideia é criar imediatamente colunas de análise conjuntural nos sites dos sindicatos e da Fenafisco.
Dentre as ações de curto prazo, a serem desenvolvidas até 12 de setembro, estão a criação de Comissões Estaduais, a reunião de fazendários que tenham interesse no processo,
a produção de um vídeo com depoimento de lideranças e políticos sobre a necessidade da Participação Política, a definição de um calendário com visitação aos Estados e realização de cursos e o levantamento estatístico de apoiadores.
Para a Comissão, “o projeto não é de poder, é de desenvolvimento, transparência, atuação social e respeito à Nação através da inclusão do Fisco nos grandes temas nacionais, tendo a ética como princípio basilar. Dessa forma, atuaremos de maneira propositiva, atuando sempre em favor das instituições, da categoria fazendária e, consequentemente, da sociedade brasileira”.
Saiba mais – a Comissão de Participação Política da Fenafisco foi criada em abril de 2009, na reunião do Conselho Deliberativo de Manaus, por sugestão do então vice-presidente do Siprotaf-MT, Ítalo Fernandes. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu o primeiro workshop da Comissão, com a participação de todos os sindicatos, para o seu planejamento estratégico. Sua meta é ampliar a base de apoio político aos trabalhadores do Fisco, inserindo Federação e sindicatos no processo.
A Comissão comemora o saldo positivo após as últimas eleições: 15 deputados estaduais da categoria e cerca 15 deputados federais alinhados com os fazendários, além de um senador. A primeira grande ação resultante da mobilização dos parlamentares foi o lançamento da Frente Parlamentar por um Sistema Tributário Nacional justo, no dia 7 de junho. No total, cerca de 230 deputados federais e 30 senadores aderiram à Frente Parlamentar.
Agenda – A próxima reunião da Comissão de Participação Política ocorrerá no dia 5 de julho, das 9h às 19h, no hotel Brasília Imperial Hotel (SHS Quadra 03 Bloco H, Fone: 0xx61- 34250000- Brasília/DF).
Saiba mais
– 30 de setembro é a data limite para filiação ou mudança partidária daqueles que pretendem candidatar-se nas eleições municipais de 2012. Divulgue entre os colegas interessados.
–A coordenação da Comissão está estruturando uma apresentação com o intuito de sensibilizar as lideranças e as bases para a participação política. O material será disponibilizado na 1ª quinzena de julho, após avaliação da Fenafisco.
– Os sindicatos estarão estimulando, até o final de agosto, a criação de comissões estaduais de atuação política protagonizada pelos próprios servidores, com vistas às eleições municipais de 2012. Participe!
Fonte: Fenafisco