Notícias

24/10/2013

Comitê Nacional faz o pré-lançamento de doc sobre efeitos danosos da mineração no Brasil

O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração lançou na web na terça-feira, 22, o teaser (pré-lançamento) do documentário sobre mineração no Brasil. O doc traça um panorama sobre a exploração de minério descontrolada que acontece no país e ignora populações e o equilíbrio do meio ambiente. Com o objetivo de informar aos cidadãos brasileiros sobre a votação do novo Código da Mineração no país, o comitê lançará o documentário na rede, com duração aproximada de 15 minutos, no dia 6 de novembro.
 
Em agosto deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) ingressou no comitê nacional, formado por 120 entidades brasileiras compromissadas com o debate do novo marco regulatório da mineração. No mesmo mês, o presidente do sindicato, Charles Alcantara, foi convidado a integrar a Comissão Executiva do comitê.
 
O sindicato atuou como signatário e parceiro financeiro na realização do documentário.
 

 
Além do documento, o comitê compartilhou o texto abaixo para a conscientização sobre os impactos da mineração nas populações dos municípios mineradores do Brasil e ainda a pressa do governo brasileiro em aprovar um código divorciado dos interesses da sociedade.
 
O INFERNO DÁ LUCRO
A Mineração protagoniza uma das mais violentas devastações da nossa história.

A atividade é um dos carros chefes na política econômica do Brasil. Não é novidade para os brasileiros: onde há excesso de lucro, há sangue. Histórias chocantes de devastação do meio ambiente e desrespeito ao ser humano ficam escondidas atrás das montanhas de dinheiro.

A tendência é que o quadro, já instável, sangre mais. Muito mais. O Governo Brasileiro se apressa para aprovar o Novo Marco da Mineração. O objetivo é triplicar o potencial minerador até o ano de 2030. Essas mudanças provocam câmbios diretos na vida de milhares de pessoas que moram, trabalham ou convivem próximo a grandes mineradoras: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores de pequenas vilas em região de extração.

 
Quais são de fato os danos ambientais? Qual o ganho econômico para uma cidade onde se instala uma grande mineradora? Qual a noção de progresso que está por trás de uma atividade econômica ambientalmente tão cara?
A reportagem especial do Ninja visitou nas últimas semanas os estados responsáveis pela maior exportação de minério no país: Minas Gerais, Pará e Maranhão, conversando nos rincões de nosso país com quem sofre diretamente com a Mineração.
 
Até quando fecharemos os olhos para essa situação?