Notícias

26/09/2013

CONCORRÊNCIA MOVIMENTA CANDIDATOS NA RETA FINAL DO CONCURSO DO FISCO

A dois dias do início do concurso público para a seleção de 200 servidores para o Fisco paraense, os candidatos já sabem nesta quinta-feira, 26, os locais de provas no sábado, 27,e domingo,

28, divulgados pela instituição responsável pelo certame na segunda-feira, 23. O concurso, que atende a antiga reivindicação do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) e Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), é considerado um antídoto contra os desvios de função por parte de servidores não concursados e a única forma de renovar as carreiras tributárias no Pará.
 
Após 15 anos sem concurso público na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para as carreiras do Fisco, mais de 9.500 pessoas se inscreveram para participar das provas da seleção de abrangência nacional. Um total de 4.901 candidatos está inscrito para o cargo de auditor fiscal de receitas e outros 4.625 para fiscal de receitas.
 
alt
 
O paraense Zorobabel Guedes e a baiana Pamela Engel: concorrentes
 
Com a concorrência em alta, o que inclui pessoas de fora do Pará, a preparação vem acontecendo desde antes da publicação do edital. É o caso do paraense Zorobabel Guedes, 34 anos, servidor público que atualmente ocupa o cargo de  técnico em Gestão Pública na Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado do Pará (Sepof).
 
Candidato ao cargo de auditor fiscal pela segunda vez, Guedes está estudando dez horas por dia nesta reta fina. “Eu já havia tentado antes, no último concurso. Foi colado à minha formatura, mas naquela época eu não estava tão bem preparado e nem conhecia muita coisa sobre a carreira. A área de fiscalização é desafiadora e comporta uma gama de conhecimentos, além de que o servidor pode ser lotado em qualquer lugar do Estado”, afirma o experiente candidato.
 
Da Bahia, Pamela Engel, de 26 anos, é formada em Engenharia Mecânica e realizará a prova para a vaga de fiscal em Santarém. Considerada uma “concurseira” (pessoa que participa de muitos concursos para escolher a melhor vaga), ela vem se preparando há alguns anos para esta prova e afirma que não terá problemas para mudar de local de moradia em busca de seu sonho. “Espero ajudar a melhorar a arrecadação do Estado, fazendo um ótimo trabalho. E ver essa arrecadação ser revertida a favor da população”, diz.
 
Quanto a mudar de cidade, garante que não haverá problema de adaptação. “Desde que comecei estudar para a área fiscal já esperava por isso. No meu Estado há muito tempo não tem concurso. E no meu município há mais tempo ainda”, explica, sobre a procura pelo concurso no Pará.
 
Nos dias de provas, representantes do Sindifisco-PA formarão um comando para saudar os candidatos nos locais de prova, no sábado e domingo. Os sindicalistas acompanharão o certame para contribuir com a normalidade do concurso tão esperado pela entidade. A diretoria do sindicato deseja boa sorte aos participantes e está de portas abertas para os futuros servidores da Sefa.