Notícias

04/09/2014

CULTURA: Carimbó terá registro de Patrimônio Cultural Brasileiro

A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, movimento cultural protagonizado pelos mestres, grupos e comunidades carimbozeiras do Pará, está organizando um grande Ato Público Comemorativo pelo Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, uma merecida festa para marcar essa conquista histórica para a cultura e o povo paraense.

O Ato Comemorativo, denominado “Carimbó do meu Brasil”, será realizado no dia 11 de setembro de 2014 em Belém do Pará, a partir das 09 horas da manhã, acontecendo em simultâneo à realização em Brasília da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio do IPHAN, que finalmente decidirá sobre a titulação do nosso carimbó como patrimônio imaterial nacional. Essa reunião irá finalizar o processo de registro junto ao Iphan desse bem cultural, iniciado oficialmente em 2008 e que foi resultado das discussões e mobilização que grupos e mestres de carimbó iniciaram em 2005 na cidade de Santarém Novo, local onde nasceu o movimento da Campanha do Carimbó.
Cortejo da Campanha do Carimbó em Santarém Novo (2010)
Organizado pela Campanha do Carimbó, com o apoio de várias instituições públicas e privadas, o Ato tem por objetivo comemorar e dar visibilidade a essa conquista histórica para a cultura popular paraense e brasileira, um momento pelo qual lutamos há nove anos. A intenção é reunir na capital dezenas de grupos e mestres carimbozeiros das diversas regiões do Estado, como a do Salgado, Brangantina, Marajó e Metropolitana, cada um trazendo sua tradição e sonoridade particular, evidenciando a força e a diversidade dessa expressão cultural autenticamente paraense.

Os organizadores também pretendem transmitir ao vivo o momento da reunião em Brasília que decidirá sobre o registro do Carimbó, para que o público presente no ato em Belém possa assistir e comemorar o resultado. Uma pequena comissão de mestres e representantes da Campanha do Carimbó estará presente na capital federal para a reunião, a convite do Iphan, para acompanhar tudo de perto. Essa comissão é composta por lideranças carimbozeiras do Marajó e Região Metropolitana de Belém, além das entidades que apresentaram o pedido de registro em 2008: a Irmandade de Carimbó de São Benedito (de Santarém Novo) e as Associações Raízes da Terra, Japiim e Uirapurú (de Marapanim).

Festa em Belém celebra a diversidade e o protagonismo do Carimbó e seus mestres
Segundo Isaac Loureiro, coordenador da Campanha do Carimbó, o evento em Belém será uma oportunidade para as comunidades carimbozeiras manifestarem sua alegria pela conquista do título de patrimônio cultural nacional, afirmando a importância da participação protagonista e ativa de seus mestres e lideranças em todas as etapas do processo de registro.
Mobilização de mestres e lideranças carimbozeiras em Belém (2014)
Será também uma bela oportunidade para o público de Belém conhecer e se deliciar com a beleza e variedade de sotaques, estilos e caqueados peculiares dos grupos vindos de Marapanim, Salinas, Curuçá, Santarém Novo, Vigia, Colares, Maracanã, irituia, Santa Bárbara, Soure, Salvaterra, Ananindeua e Belém, entre outras localidades participantes do evento.

Com a participação já confirmada de centenas de mestres, músicos, dançarinos e produtores de carimbó de vários municípios paraenses, o Ato da Campanha do Carimbó será aberto à toda a população, que está sendo convidada a festejar com o movimento carimbozeiro essa vitória coletiva. O local do evento está sendo definido pelos organizadores em em breve será divulgado amplamente.

Em Belém a coordenação do evento está pedindo doações de alimentação e água para atender as caravanas vindas dos municípios. Outra necessidade é hospedagem/alojamento para os mestres e grupos vindos do Marajó, que precisam pernoitar na capital.

Quem quiser colaborar com o Ato, pode entrar em contato com a coordenação da Campanha do Carimbó:

(91) 8191-6690 / 9993-6878 (Isaac Loureiro)
(91) 8199-7671 (Mestre Manoel)
carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com
www.facebook.com/campanhadocarimbo
FONTE: Campanha Carimbó Blogspot