Notícias

26/09/2014

CULTURA: Orquestra Choro do Pará realiza concerto no Teatro Gasômetro

Neste sábado, 27, mais de 50 músicos que integram a Orquestra Choro do Pará sobem ao palco do Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, a partir das 20h. Composições como Devagar sempre, Lamentos, Carinhoso, de Pixinguinha; além de canções de Ari Barroso, Odeon e Ernesto Nazareth, fazem parte do repertório da apresentação.

O projeto Choro do Pará é desenvolvido pela Fundação Curro Velho com a realização de oficinas de música, onde o aluno tem um contato mais profundo com o estilo musical. A programação do Choro do Pará é realizada durante as sextas e aos sábados, na Casa da Linguagem, unidade da Fundação Curro Velho. São oficinas de cavaquinho, violão, percussão e instrumentos solo.

Dos instrumentos solo sai a melodia das músicas interpretadas no concerto. O responsável pela oficina é o instrutor Claude Lago, que comemora a oportunidade de difundir o estilo musical. “É um estímulo para que os alunos formem os grupos, como o Engole Choro, além disso, acaba criando também uma comunicação entre os grupos que vão se formando”, comenta.

Diego Santos é o maestro da Orquestra Choro do Pará e instrutor da oficina de violão. Para o músico é uma satisfação ministrar a oficina. “Teve muita gente nova, mas eles conseguiram se adaptar bem rápido ao estilo, que é fácil e muito agradável de tocar, já que tem uma cara brasileira, e os alunos veteranos estão cada vez melhor”, comemora o instrutor.

“O movimento está crescendo bastante em nosso Estado, só nas oficinas que foram ministradas já saíram cinco bandas”, complementa Diego Santos. Sobre a responsabilidade de reger a Orquestra, ele afirma:  “o nome maestro é muito forte, pra mim, sou mais um regente, mais é muito boa a experiência, apesar da responsabilidade”.

O concerto da Orquestra Choro do Pará marca o encerramento das oficinas realizadas em agosto e setembro. A programação começa às 20h deste sábado, no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com entrada franca. Informações pelo 3184-9100 ou 8895-1334.

FONTE: Fundação Curro Velho