O curso promovido pelo Sindifisco contou com grande participação
O Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) promoveu, nos dias 19 e 20 deste mês, o curso de Avaliação de Imóveis para os servidores fazendários. O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefa), na Av. Visconde de Souza Franco, em Belém. O principal objetivo foi capacitar os servidores em peritagem e avaliação de imóveis urbanos e rurais, unidades padronizadas, glebas urbanizáveis, arbitramento de colações e arrendamentos e perícias imobiliária.
O treinamento foi ministrado por João Diniz Marcello, engenheiro de geologia, perito avaliador judicial, especialista e avaliação imobiliária pela UFRGS e IBAPE do RS, autor do livro Avaliação Metodológica de Imóveis RS e professor da Unimóveis/RS. “Foi um prazer muito grande aceitar esse convite do Sindifisco e poder contribuir com os colegas do Estado do Pará, ensinando as técnicas e esclarecendo as dúvidas sobre avaliação, peritagem e o mercado imobiliário”, comentou João Diniz. Para o Diretor Administrativo do Sindifisco, Reinaldo Martins, “o curso atingiu o seu propósito. A mensalidade paga por todos sindicalizados, além de custear as lutas pelos nossos direitos e por melhores condições de trabalhos, também é para promover atividades que acrescentem informação e agreguem conhecimento para o desenvolvimento de nossas atividades”, ressaltou.
Os cinquenta e cinco Peritos e Avaliadores de Imóveis formados, estão treinados e agora são capazes de definir com propriedade a base de cálculo do ITCD. Alguns servidores registraram comentários sobre o curso “Foi uma experiência excelente para adquirir conhecimento e capacitação sobre essa atividade, que é um interesse de todos nós. Eu acredito que nunca houve uma capacitação desse nível na Sefa”, argumentou o fiscal, Raimundo Carneiro. Para Simone Guimarães, fiscal de receitas, o curso foi muito importante “Foi uma oportunidade única que tivemos para adquirir novos conhecimentos”, elogiou a servidira. E completou “Ouvir uma pessoa que vem de fora é sempre muito bom”. “O curso foi um divisor de águas para nosso trabalho no ITCD. O professor tem uma excelente didática, que nos proporcionou um aprendizado de alto nível”, disse o auditor Valter Leite. E acrescentou “O Sindifisco e a SEFA estão de parabéns pela decisão de fazer a capacitação”.
Conheça os nomes dos novos peritos avaliadores do Estado no quadro abaixo: