Especialistas e dirigentes também discutiram os efeitos da Reforma da Previdência
O seminário ‘Diálogos Essenciais’ foi realizado nesta quarta-feira (21) pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) com o apoio da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), na sala Mário de Andrade do Hotel Grand Mercure Belém. O evento fez parte da 196ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco, com a participação dos dirigentes das entidades sindicais do fisco de 27 Estados e do Distrito Federal, onde são debatidos os temas nacionais e locais, de interesse público, da categoria do fisco e de interesse da sociedade brasileira, para tomada de decisões políticas.
André Horta, Denise Gentil, Eduardo Fagnani e René Sousa
O encontro teve uma extensa programação, com especialistas que palestraram sobre a Reforma Tributária e Previdência, Lei Kandir, entre outros assuntos relacionados ao fisco. O presidente do Sindifisco, Antônio Catete, acompanhado dos demais diretores da entidade, iniciou o evento dando as boas-vindas aos participantes. “É um prazer realizar mais um evento no qual se discute os desafios da nossa categoria e os impactos causados aos Brasileiros com as reformas”, afirmou o dirigente. Também estiveram presentes o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, o presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual (Asfepa), Geraldo Nogueira e o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Cléber Rezende.
O Secretário Estadual da Fazenda, René Sousa, deu início a rodada de palestras falando sobre a Reforma Tributária e os impactos que ela causa na sociedade. Em seguida, o auditor fiscal André Horta falou também falou sobre a Reforma Tributária e seus impactos. Na ocasião, André lançou o livro “Resgatar o Brasil”, coordenado pelo sociólogo Jessé Souza e o também autor e editor Rafael Valim, que reúne uma coletânea de artigos sobre os problemas centrais do Brasil, numa linguagem simples e breve.
Um espaço para perguntas e respostas foi aberto e, na sequência, o economista e professor Eduardo Fagnani falou sobre os mitos em torno da reforma da Previdência e discutir os impactos dos objetivos velados da emenda constitucional nº06/2019, aprovado pela Câmara Federal. O economista ainda aproveitou a oportunidade para lançar o livro “Previdência: o debate desonesto. Subsídios para a ação social e parlamentar”, de sua própria autoria.
A paraense Denise Gentil, autora dos livros “Econômico Produto Potencial e Investimento” e “A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira- Uma História de Desconstrução e de Saques”, encerrou com chave de ouro a sequência de palestras do evento. A paraense é considerada pela professora Jennifer Hermann do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (I.E./UFRJ), “a mais completa especialista do país em Previdência Social, cujo livro é leitura obrigatória para todos os que buscam compreender e resistir ao retrocesso social que se avizinha”.