Notícias

27/03/2019

Diretores do Sindifisco participam de CD

A 192ª reunião foi realizada em Teresina, nos dias 21 e 22 de março.  O presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete e os diretores do sindicato, Raimundo Pegado (financeiro) e Nauto Justiniano (aposentados e pensionistas) participaram nos dias 21 e 22 de março, da 192ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco (RECD), promovida pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), em Teresina (PI). A reunião marca a realização da primeira edição do ano e o retorno do encontro para Teresina depois de 11 anos.
O encontro reuniu os representantes das entidades filiadas a Fenafisco de todo país, para debater sobre pautas de interesse da categoria e dos brasileiros.
O diretor financeiro, Raimundo Pegado, explica que “as reuniões do conselho deliberativo são responsáveis pela decisões de caráter coletivo, através do voto dos representantes dos sindicatos presentes.”

54436632_2313209868711324_3868806746671677440_n
Diretores do Sindifisco no CD em Brasília

Nauto Justiniano, diretor de aposentados e pensionistas, reforça que “esse mecanismo torna as decisões mais democráticas uma vez que todos participam. A Federação vota somente em caso de empate, durante a votação das pautas, o que raramente acontece”.
Entre os assuntos tratados, estavam o cenário econômico e político atual do país, Reforma da Previdência, onde foram discutidas as estratégias nos Estados; Central Pública do Servidor com a definição do representante do fisco brasileiro na entidade, a Reforma Tributária em tramitação no congresso e Reforma Tributária Solidária que também pode ser considerada uma possível alternativa à proposta de reforma da previdência; participação política do fisco, tema sempre recorrente nas reuniões do CD, posto a necessidade de defesa constante no Congresso e nas Assembleias Legislativas; o XVIII Conafisco 2019, confirmado para os dias 24 à 27 de setembro, em Pernambuco, em breve realizaremos AGE para eleger os Delegado para participarem .
O evento também contou com a participação do secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, que representou o governador do estado, Wellington Dias, oportunidade em que falou sobre a relação com as entidades representativas dos servidores, onde se destaca a transparência e diálogo, agradeceu à equipe da Sefaz-PI, especialmente aos auditores, pelo bom desempenho da arrecadação do estado.
Foram pautas também durante a reunião, o Mandato de Injunção 4349/19 que trata da aposentadoria especial, em função da atividade exercida pelos servidores dos fiscos e a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.2238/19 que trata da redução de remuneração com diminuição da jornada de trabalho, extensiva aos aposentados. A Fenafisco fez memorial sobre a ação e está atuando no processo.
A busca dos direitos dos servidores e a manutenção do status das categorias funcionais dos fiscos é prioridade das entidades representativas, ressaltou Antônio Catete. A próxima reunião do conselho será em Brasília nos dias 23 e 24 de abril.