Notícias

16/05/2011

Doe: Chuvas voltam a interferir no abastecimento de sangue no Estado

O período chuvoso volta a interferir no comparecimento de doadores nas unidades da hemorrede estadual. Em Belém, na sede do Hemopa, o fluxo de doadores voluntários de sangue e de medula óssea caiu em torno de 30%, o que pode interferir no atendimento das solicitações de transfusão na rede hospitalar. As intensas chuvas dificultam acesso ao serviço, tendo em vista o alagamento que toma conta da cidade. A mesma situação é vivenciada nos Hemocentros Regionais de Marabá, Santarém e Castanhal; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema.

Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, até mesmo o comparecimento de candidatos às campanhas externas, em pontos estratégicos da cidade, está sofrendo interferência. “A chuva abala toda a cidade, mexe com o cotidiano de todos, causando sérios problemas de acesso”, comentou, adiantando que o cronograma de campanhas vai até o dia 31 deste mês, com apoio de instituições públicas e privadas, visando retomar o estoque técnico de sangue do hemocentro. O Hemopa estará com unidade móvel nos dias 18 e 19, de 10h às 19h, em frente ao Shopping Castanheira; e nos dias 24 e 25, em frente ao Hospital “Porto Dias”, na Almirante Barroso, de 8h às 18h.

De 2 a 13 deste mês, o hemocentro registrou 649 comparecimentos em campanhas realizadas na Igreja Adventista Grão Pará, Agência do Banco do Brasil, Presidente Vargas; e Igreja do Perpétuo Socorro, Hospital Ophir Loyola, Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), resultando em 799 comparecimentos.O calendário prossegue até o dia 31 deste mês. No entanto, a programação é passível de eventuais alterações.

Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. 

Serviço:O Hemopa funciona na travessa Pe. Eutíquio, 2109.Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.

Fonte: Agência Pará