Projeto da Fenafisco mostra importância do combate a desigualdade social.O 2º Encontro do Fisco Estadual Paraense se iniciou, na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, no Hotel Princesa Louçã em Belém. Na ocasião, o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, e o presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco do Estado do Pará (Sindifisco Pará), Antonio Catete, saudaram os presentes e abordaram o tema do encontro: O Fisco Debate o Futuro.
Palestra de Eduardo Fagnani sobre a reforma tributária solidária
Após a solenidade, o vice-presidente do Sindifisco Pará, Rafael Caméra, abriu o painel A Reforma Tributária, que teve como condutor o professor Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua fala, Fagnani apresentou o diagnóstico do Projeto “Reforma Tributária Solidária. Menos Desigualdade, Mais Brasil”, desenvolvido em parceria com a Fenafisco.
Em linhas gerais, com base em dados numéricos e pesquisas acadêmicas, o Projeto levantou assimetrias e mostrou propostas para se implantar um sistema tributário baseado na justiça social. De acordo com Fagnani, “temos que colocar o debate da reforma tributária em outro patamar. Em um país como o Brasil, essa reforma não pode deixar de enfrentar a desigualdade social”.
As temáticas do painel deram ensejo a uma rodada de perguntas do público que abordou, também, as consequências das disparidades da sociedade brasileira provocadas por uma tributação regressiva. Ao final da manhã, os participantes das mesas de debate e painel finalizaram este primeiro momento, refletindo sobre quais os passos futuros da categoria para uma reforma tributária solidária, em prol do bem estar social.