Notícias

31/08/2018

Encontro do Fisco debate o futuro

Sindifisco realiza II Encontro do Fisco Estadual Paraense e Diálogos Essenciais​.

Com o tema “O FISCO DEBATE O FUTURO”, o Sindicato dos Servidores do Fisco do Estado do Pará (Sindifisco Pará) realiza, nos dias 04 e 05 de setembro, o 2° Encontro do Fisco Estadual Paraense e a 4ª Edição dos “Diálogos Essenciais”, que contará com a presença em Belém de auditores e fiscais de receitas ativos e aposentados vindos das diversas regiões do Estado, autoridades e convidados especiais.
Na manhã do dia 04, o encontro tem uma extensa programação, com especialistas que vão palestrar sobre a “Reforma Tributária”, “Tamanho do Estado Ideal” e o “Fisco e as demandas parlamentares”.
À tarde, será o momento do “Diálogos Essenciais” com os candidatos a deputado estadual e federal que representam a categoria do Fisco e os candidatos ao governo do estado do Pará. O objetivo é ouvir e conhecer as propostas dos candidatos sobre temas importantes para a sociedade paraense e para Administração tributária.
Para tratar da Reforma Tributária, tema muito frequente nos debates dos candidatos nas eleições deste ano, haverá palestra de Eduardo Fagnani, professor de economia do Instituto da Unicamp, coordenador da rede Plataforma Política Social e do projeto Reforma Tributária Solidária. Menos Desigualdade, Mais Brasil.Para falar sobre a atuação e a importância da administração tributária nas demandas parlamentares, Pedro Lopes de Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Auditores do Fisco do Rio Grande do Norte (Sindifern) e atual diretor Parlamentar da Fenafisco estará em Belém, para falar sobre o tema: “Fisco e as demandas parlamentares”DIÁLOGOS ESSENCIAISNo período da tarde, a partir das 15h30, acontecem os Diálogos Essenciais, e o primeiro a conversar com os servidores das Carreiras da Administração Tributária (CAT) será o candidato Helder Barbalho, do MDB.
No dia seguinte, 05 de setembro, Márcio Miranda, da Coligação Em Defesa do Pará, será o segundo candidato a ser ouvido pela categoria, que decidiu dialogar com os postulantes melhor posicionados nas pesquisas de opinião para as eleições 2018.
O Sindifisco Pará também convidou para participar do evento o candidato Paulo Rocha, do PT, porém ele já tinha uma agenda no Senado nesta data.
Nos eventos, os dois candidatos receberão solenemente a carta-compromisso aprovada pela categoria como contribuição aos programas de seus eventuais governos.

PROGRAMAÇÃO
Dia 4 de setembro
II ENCONTRO ESTADUAL DO FISCO PARAENSE

Manhã
08h – Credenciamento
09h – Abertura
10h – Reforma Tributária
Palestrante – Eduardo Fagnani, Prof. do Instituto de Economia da Unicamp, coordenador da rede Plataforma Política Social e do projeto Reforma Tributária Solidária. Menos Desigualdade, Mais Brasil.
11h – Mesa Redonda com a participação dos representantes do fisco Municipal, Estadual e Federal.
12h – Almoço

DIÁLOGOS ESSENCIAIS

Tarde
14h – Apresentação dos candidatos a deputado estadual e federal do fisco
15h30 – Conversa com Helder Barbalho, candidato ao governo do estado sobre suas propostas
18h – Coquetel de abertura

Dia 5 de setembro
II ENCONTRO ESTADUAL DO FISCO PARAENSE

Manhã
10h – O Tamanho do Estado Ideal
Palestrante – Sérgio Mendonça, Prof. de Economia e Gestão das Relações de Trabalho na Pontifícia Universidade Católica/SP. Foi diretor-técnico e analista no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos/SP
Palestrante – Carlos Mauro Benevides Filho (a confirmar) – Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Economista pela Universidade de Brasília e PhD. pela Universidade Vanderbilt (Tennessee) e prof. da Universidade Federal do Ceará.

11h30 – Mesa Redonda com Eduardo Fagnani, prof. da Unicamp, Charles Alcantara, presidente da Fenafisco e representante do fisco federal.

12h – Almoço

DIÁLOGOS ESSENCIAIS

Tarde
14h – O Fisco e as demandas parlamentares
Palestrante- Pedro Lopes de Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Auditores do Fisco do Rio Grande do Norte (Sindifern) e atual diretor Parlamentar da Fenafisco.

15h30 – Conversa com Márcio Miranda, candidato ao governo do estado sobre suas propostas.
18h – Coquetel de encerramento.