Notícias

24/09/2015

Fátima Bezerra defende fim de doações de empresas a partidos

Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu o veto presidencial a projeto de lei aprovado na Câmara que restabelece as doações empresariais a partidos políticos.

O manifesto que defende o veto ao projeto deverá ser entregue nesta quinta (24) à presidente Dilma Rousseff por integrantes de instituições e de movimento sociais em defesa da reforma política. O mesmo manifesto já foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Na última semana, lembrou Fátima Bezerra, o STF acolheu argumento em ação impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e declarou a inconstitucionalidade de doações de pessoas jurídicas a partidos políticos.

Greve

Em seu pronunciamento, Fátima Bezerra também defendeu o entendimento como forma de pôr fim à greve de servidores e técnicos administrativos das instituições federais de ensino, que se arrasta há quatro meses.

Fátima disse que o comando de greve da Fasubra orientou a categoria a aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo e a suspender a paralisação. Segundo a senadora, os servidores e técnicos administrativos estão realizando assembleias em todo o pais para avaliar a proposta negociada com o Ministério da Educação.

A senadora reconheceu, porém, que a proposta de aumento de 10,8% nos vencimentos e reajustes no auxílio alimentação e outros benefícios, ainda está muito longe de responder às reivindicações da categoria.

Fonte: Fenafisco/Senado Federal