Notícias

05/09/2014

Fazenda espera inflação próxima de 6% em 2014

A inflação deve convergir para um valor muito próximo de 6% neste ano, segundo avaliou nesta sexta-feira (5) o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcio Holland. A expectativa é menor do que previu o mercado financeiro na semana passada – que estima uma alta de 6,27% para o IPCA em 2014.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, acelerou para 0,25% em agosto. Em julho, havia ficado em 0,01%.

No acumulado de 12 meses até agosto, houve alta de 6,51%. O resultado é pouco acima do teto da meta da inflação, que é de 6,5%. Mas, para o Banco Central, ela só é descumprida com base no acumulado em 12 meses até dezembro de cada ano. Na parcial de janeiro a agosto deste ano, o IPCA acumula 4,02%.

“Esperamos que, para os próximos meses, inflação deva apresentar também comportamento benigno, particularmente quando comparado com o mesmo período do ano passado. Setembro a dezembro é um ciclo de alta da inflação mês a mês. Mas é importante destacar que esse movimento, quando não muito parecido com o ano passado, um recuo mais significativo nos últimos meses do ano”, declarou Holland, do Ministério da Fazenda.

O secretário destacou o recuo dos preços dos alimentos, pelo terceiro mês seguido em agosto, e também queda do chamado “índice de difusão” do IPCA – quantidade de produtos que foram reajustados – nos últimos meses. Segundo ele, o índice de difusão somou 55% em agosto, contra 71,7% em março deste ano. “Isso indica a efetividade da política econômica colocada em prática ao longo dos últimos meses com o objetivo de controlar a inflação e atingir as metas anunciadas”, afirmou.

FONTE: G1