Notícias

20/06/2011

Sindifisco-PA, Fenafisco e Sindicatos unidos pela consolidação da Lei Orgânica da Administração Tributária

O Presidente do Sindifisco-PA, Charles Alcantara, participou da reunião da Comissão da FENAFISCO para estudos sobre a Lei Orgânica da Administração Tributária, em Brasília, e foi escolhido para integrar a subcomissão de planejamento.

A Comissão da FENAFISCO para estudos sobre a Lei Orgânica da Administração Tributária reuniu-se em Brasília no último dia 14, com a participação de sete dos quinze sindicatos que a integram. Os trabalhos foram retomados sob a coordenação de Liduíno Lopes de Brito, diretor de Formação Política e Sindical da FENAFISCO, que avaliou a reunião como muito produtiva, e um momento de “reestruturação e avaliação de todo o trabalho já realizado”.

No encontro foi possível a deliberação de diversos pontos. “A respeito da elaboração de texto da Lei Orgânica, a Comissão deliberou que a tarefa deve ser retomada, mas entendeu por bem ressaltar que ações mais amplas devem ser efetivadas, fora do âmbito da Comissão, em especial a respeito da tramitação da PEC 186/2007”, disse o coordenador da Comissão.

O objetivo da Comissão, é que a PEC 186/2007 entre na Agenda Política do Congresso Nacional. Para isso, o grupo estabeleceu que deve ser buscado apoio em outras instituições,  no sentido de mostrar a necessidade de um Fisco forte e juridicamente organizado e estável.

Dentre as sugestões da Comissão, para fortalecimento da luta pela aprovação da PEC 186, destacam-se:

  • Procurar para que externem apóio, por exemplo, os altos órgãos do Judiciário (STF, STJ), a OAB, o Ministério Público, entre outros, de forma a criar musculatura para a tramitação e aprovação da PEC;
  • Num segundo momento, deve ser tentado um encontro com a Presidente da República, não só para obter apoio na PEC como, também, pela necessidade de Lei Complementar futura;
  • Após a busca de apoio nos órgãos ou entidades, devem ser programados eventos que chamem a atenção da comunidade política, com a participação daqueles que foram contatados e se mostraram apoiadores.

Além de todas essas deliberações, durante a reunião foi definido que a Comissão da Lei Orgânica será desmembrada em quatro subcomissões:

a) Redação e revisão – Fábio Weber Nowaczyk (SINDIFISCO-RS), Alexandre Cunha Ribeiro Filho (SINFRERJ-RJ) e Fabiano Dadan Nau (SINDIFISCO-SC);

b) Planejamento – Liduíno Lopes de Brito (FENAFISCO), Charles Alcântara (SINDIFISCO-PA) e Guglielmo Marconi (SINTAF-CE);

c) Consolidação – Alan Cesar Monteiro Corrêa (SINDIFISCO –AM);

d) Levantamento das Leis Orgânicas dos Estados membros – Luiz Péricles Ocariz de Moraes (SINDATE-MS).

Fonte: Sindifisco-PA