Notícias

16/09/2012

FENAFISCO E SINDIFISCO FORMAM PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL

Os diretores da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco) Rogério Macanhão (Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais) e Liduíno Lopes de Brito (Formação Sindical e Relações Intersindicais) concluíram em Belém nesta sexta-feira, 14, os dois dias do 1º Curso de Formação Política e Sindical ministrado em cooperação com o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA).
“O curso de formação sindical do sindicato incentiva a colaborarmos nos projetos que tramitam no Legislativo. Incentiva acompanhar os projetos tanto de interesse do Fisco como de relevância nacional. Além disso, percebemos que os palestrantes já tem uma rede de conhecimentos, know-how nessa esfera” avaliou ao final do evento o fiscal de tributos Frederico Paiva, há 22 anos no Fisco paraense.
 
Aberto na quinta-feira, 13, no Hotel Crowne Plaza, o curso teve como palestrantes os dois diretores designados pela Fenafisco. Segundo o presidente Charles Alcantara e o diretor de Comunicação e Relações Intersindicais do Sindifisco-PA, Luiz Otávio Moraes, foi o projeto-piloto de uma série de cursos que o sindicato pretende fazer para incentivar a criação de novo dirigentes sindicais.
Com conteúdo dividido em três módulos – Aspectos Históricos, Formação Política e Formação Sindical – o curso resgatou históricos sobre a formação política, ideológica e democrática mundial e nacional para oferece um panorama atual do funcionamento das instituições. Depois, o curso focalizou os âmbito legislativo e sindical.
 
“Nossa maior preocupação não é resgatar a história, mas fazer um link com o mundo de hoje. Trazer toda essa concepção para tratar a formação política. Eu também gostaria de parabenizar o  SindifiscoPA, pois a partir do momento que se traz a formação sindical, traz transparência e abre-se para o questionamento e o diálogo”, afirmou Macanhão.
Para a fiscal de tributos Karla Lima, a importância da realização de eventos como esse de formação sindical, ajuda a sair do contexto individualista, ter sentido de comunidade e de organismo. “Temos que rever o conceito de sindicalista, sair do contexto apenas de categoria e ir para o contexto nacional”, diz a servidora, sindicalizada há 20 anos.
Para Frederico do Nascimento Paiva, o Fred, que integrou a segunda diretoria do sindicato nos anos 1990, é importante mobilizar os colegas e incentivá-los a participar dos próximos cursos. “Eu vou mobilizar. Conversas individuais já são mobilização. Quando eu chegar ao meu setor, conversarei com colegas e os incentivarei a participar dos cursos do sindicato”, anunciou.