Notícias

24/02/2011

FENAFISCO se reúne com Ministro da Previdência Social

Previdência é um tema que sempre está na pauta das discussões da FENAFISCO, e com o objetivo de estabelecer contato direto com o Ministério que cuida dessa pasta, a Federação e Sindicatos Filiados estiveram ontem, 23/02, em uma audiência com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

Estavam presentes o presidente da FENAFISCO, Manoel Isidro dos Santos Neto, o vice-presidente, João Marcos de Souza, o diretor de Aposentados e Pensionistas, Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, e o diretor para Assuntos Técnicos, Getúlio Lago. Representando os Sindicatos Filiados à Federação participaram a presidente do SINDIFERN/RN e diretora suplente da FENAFISCO, Marleide Carvalho de Macêdo, Sebastião Macêdo, também do SINDIFERN/RN e o presidente do Novo SINDIFISCO/RS, Luiz Antonio Bins.

A reunião foi aberta pelo Ministro, com as palavras de que trata-se de um desafio estar a frente da pasta previdenciária. “Fui eleito para o Senado Federal com uma expressiva votação, mas fui tentado a assumir este cargo que é um grande desafio”, comentou Garibaldi Alves.

O presidente da FENAFISCO entregou ao Ministro as revistas da Federação e solicitou a indicação de uma pessoa especialista em Previdência Complementar que possa ajudar a FENAFISCO em uma matéria para a próxima edição da revista Visão FENAFISCO. Garibaldi Alves, muito solicito, chamou o Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério, Jaime Mariz de Faria Júnior, para participar da reunião e para prestar apoio na pesquisa para produção da matéria.

Ali mesmo o secretário já adiantou um pouco sobre o assunto. Ele falou do PLP 1992/2007 que tramita no Congresso Nacional e pretende criar um fundo para a Previdência Complementar do servidor público federal. Segundo ele, o Brasil está seguindo uma tendência mundial na adoção de Previdência Complementar, e que esta é uma forma do servidor construir sua aposentadoria do jeito que lhe convir. Jaime Mariz disse ainda que acredita que se esse projeto vir a ser aprovado, possivelmente os Estados também seguirão o exemplo e instalarão o mecanismo. O secretário passou todos os seus contatos para o presidente da FENAFISCO e se colocou a disposição total para ajudar na pesquisa para produção da matéria para a Visão FENAFISCO.

Muitas questões foram levantadas a cerca da esfera previdenciária, principalmente por Marco Aurélio (diretor de aposentados e pensionistas) que indagou sobre uma possível Reforma da Previdência neste governo. Tanto o Ministro quanto o secretário indicaram que a intenção proferida pela presidenta Dilma é que não haverá uma reforma no sistema previdenciário brasileiro, apenas ajustes pontuais.

Marco Aurélio aproveitou a oportunidade e convidou o Ministro Garibaldi para participar do Encontro Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Aposentandos da FENAFISCO, com previsão para acontecer no final de novembro deste ano em Ponta Porã/MS. O Ministro agradeceu o convite e disse que o Fisco pode contar com sua presença no evento.

Ainda no rol de eventos do Fisco Estadual e Distrital o, Garibaldi Alves está confirmado no encerramento do VIII CONEFISCO promovido pelo SINDIFERN/RN.

Fonte: FENAFISCO