Cerimônia de posse da nova diretoria contou com a participação de associados, autoridades e sindicalistas.
O Sindicato dos Servidores no Fisco Estadual do Pará (Sindifisco) deu início, neste 5 de junho, a uma nova gestão. A chapa eleita em abril deste ano assumiu hoje (05) o mandato para o período 2023/2026. O auditor Charles Alcantara, que já presidia a entidade, foi reeleito para um segundo mandato. Com ele, foram eleitos também os membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal. A votação foi no dia 11 de abril, e o resultado homologado no dia 14 do mesmo mês.
A comissão eleitoral, que atuou de forma voluntária, foi presidida pelo servidor Frederico do Nascimento Paiva e teve como membros Jorge Luiz Tachy e Rosana da Silva Pereira.
POSSE
A festa de posse aconteceu no hotel Gran Mercure, em Belém. A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) foi representada pelo diretor para Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais, Celso Malhani de Souza.
“A eleição é a mais sublime e legítima manifestação da democracia. E o Sindifisco Pará fez a sua parte. Viemos saudar a nova diretoria por todos terem trilhado o caminho da democracia”, disse Malhani. destacando que a Fenafisco também já foi dirigida por Charles Alcantara. “Trabalhamos sob a liderança de Charles Alcantara e nos cabe trazer o reconhecimento pela dedicação e qualidade de liderança”.
O governo do Pará foi representado pelo titular da Secretaria de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Souza Junior, que ressaltou a relação de parceria e muito respeito entre o Sindifisco e o governo do estado “e não há nada de errado nisso. Não somos inimigos. Somos parceiros. Auditores fiscais são diretamente responsáveis por saltos impressionantes na arrecadação do Estado. É um enorme trabalho da categoria, capitaneado pelo Charles”, apontou o secretário. Ele destacou ainda a necessidade de usar a inteligência artificial a favor do Fisco. “Devemos repensar o nosso Fisco e usar a nosso favor a Inteligência Artificial. Se usam a I.A para não pagar tributos, devemos usá-la para cobrar”. O secretário destacou, por fim, sua preocupação com a reforma tributária em andamento. “Não queremos uma centralização que retire autonomia dos Estados”.
REPUTAÇÃO
Em seu discurso de posse, Charles Alcantara ressaltou a importância da participação da categoria para a construção da reputação da entidade: “Ao longo desses mais de 31 anos de existência do Sindifisco Pará, foram poucos os momentos de engajamento real e substantivo do conjunto da categoria. Esses momentos foram marcantes e decisivos na construção da reputação do sindicato”.
Para ele, “construir reputação dá muito trabalho, requer paciência e obstinação, e demanda investimento. No caso particular de sindicatos de servidores públicos, requer especialmente lealdade com o interesse público por parte dos dirigentes sindicais”.
Charles também destacou a importância de uma gestão empenhada em causas sociais para o sucesso da entidade: “o Sindifisco-Pará tem sido um bom e eloquente exemplo de sindicalismo cidadão, porque soube romper as barreiras do corporativismo estreito e se abriu ao diálogo social. Isso nos permitiu acumular um capital político de alto valor nos processos negociais com o governo, o legislativo e outros atores políticos e institucionais”.
Confira a composição da nova direção do Sindifisco
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Charles Alcantara Vice-Presidente: Marcelo Amaral Teixeira
Diretora Administrativa: Marlúcia Cardoso Ferreira Negreiros
Diretor Financeiro: Raimundo Nonato Santos Pegado
Diretor Jurídico: Emanoel Medeiros de Miranda
Diretora de Comunicação e Relações Intersindicais: Débora Franco Amoras
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Mariza Pinheiro Mendes
SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA
Luiz Felipe Souza Ferreira da Rocha
Naíma Cavaleiro de Macedo Maia de Souza dos Anjos
Karla Trindade Lima
Maria José Andrade de Araújo Antonio Manoel de Souza Júnior
CONSELHO FISCAL
MEMBROS TITULARES
Marcus Vinicius Souza Santos
Marilourdes Cavalheiro Cardoso
Marcelino Ferreira Brito
MEMBROS SUPLENTES
Célia Maria de Oliveira
Nauto Justiniano Paiva da Silva
Regina Lúcia do Espírito Santo Monteiro