Notícias

09/12/2013

FISCO COMEMORA ELEIÇÃO DE JOSÉ TOSTES PARA COORDENAR O CONSELHO FAZENDÁRIO

O secretário de Fazenda do Pará, José Tostes Neto, foi aclamado em Vitória (ES), no dia 5, o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne todos os secretários da Fazenda do Brasil. O colegiado é a instância máxima do país para fixação das políticas tributárias equilibradas para convivência dos 27 Estados e Distrito Federal. A eleição do auditor fiscal paraense para comandar o Confaz foi recebida com satisfação no Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) e na Federação do Fisco Estadual e do Distrito Federal (Fenafisco).
 
O presidente do sindicato e diretor de Comunicação da Fenafisco, Charles Alcaratara, e o presidente da federação, Manoel Isidro, parabenizaram o novo coordenador do Confaz e desejaram sucesso na missão. Charles foi um dos primeiros a telefonar para Tostes no dia seguinte à eleição, tão logo soube da escolha. Isidro revelou que na ligação Tostes se colocou à disposição da Fenafisco e do fisco brasileiro no sentido do fortalecimento da administração tributária no país.
 
Xerife da Receita Federal no Pará durante 15 anos, com atuação destacada para estados da Amazônia inscritos à 2ª Região Fiscal, José Tostes Barroso Neto foi cedido em 2011 ao governo paraense e, desde então, tem marcado a sua passagem pela pasta da Fazenda estadual por seu tradicional apreço à ética, à justiça fiscal e ao compromisso com causas que valorizam o fisco e os seus servidores. “Tostes tem se notabilizado pela relação de respeito e parceira com as entidades representativas das Carreiras da Administração Tributária”, testemunha Charles Alcantara.
 
Ao lado do ex-presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa) Antônio Catete, Tostes e Charles foram formuladores da Lei Orgânica do Fisco sancionada em 2012 pelo governador Simão Jatene (PSDB). “Entusiasta da Lei Orgânica, Tostes se envolveu direta e pessoalmente nas negociações e elaboração da Lei Orgânica do Fisco do Pará”, elogia o presidente do Sindifisco e diretor da Fenafisco.
 
José Tostes Neto está fechando 2013 com outro feito na secretaria: promoveu concurso público na Sefa para contratação de auditores e fiscais de receitas, encerrando um jejum de 11 anos sem renovação nos quadros do Fisco.