Notícias

18/06/2014

Fisco deve estar no parlamento

É o que aponta a primeira enquete do site do sindicato da categoria   Noventa e quatro por cento dos visitantes responderam “Sim” à pergunta “Na sua opinião, o Fisco deveria eleger alguém da categoria como representante no parlamento?”. A maioria dos internautas que navegam no site do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) avalia como importante a representatividade parlamentar que defenda os interesses dos servidores públicos do Fisco. A pesquisa foi realizada por enquete, nova ferramenta de interação com a comunidade disponível no domínio online da entidade.

A votação esmagadora pelo “Sim” à eleição de um político que represente os interesses do servidor público do Fisco no parlamento indica, segundo observação da diretoria do sindicato, que o posicionamento dos trabalhadores do Fisco e a campanha da Federação Nacional do Fisco e dos sindicatos fazem sentido. De acordo o presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, esse é um posicionamento que a federação vem defendendo desde 2009.

O sindicato paraense abraçou a ideia antes mesmo de ela ser uma bandeira da federação. “Esse ideal de representatividade não era ideia hegemônica dentro da Fenafisco. Nós do Sindifisco fazíamos parte da tendência que apoiava um candidato do Fisco”, relata Luiz Otávio Moraes, diretor jurídico do Sindifisco que colaborou na construção do discurso desde o início.

Desde então, a pauta tem sido debatida no âmbito nacional e regional. O XVI Conafisco e o Conselho Deliberativo que ocorreram em Belém dedicaram amplos espaços ao tema. “O nosso projeto tem a intenção de aumentar a representatividade política da categoria nas casas legislativas, como as assembleias estaduais e Congresso Nacional. Para isso, estamos incentivando os companheiros do Fisco a se engajarem à política com coragem para candidatarem-se aos parlamentos para aumentar a nossa representação política no país”, incentiva Isidro.

Panorama

Na atualidade, quatro servidores do Fisco ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados: Akira Otsubo (PMDB-MS), João Dado (SDD-SP), Vaz de Lima (PSDB-SP) e Chico Lopes (PCdoB-CE). No plano regional, apenas a auditora fiscal Simone Morgado (PMDB) exerce cargo legislativo de deputada estadual do Pará.
Mesmo sem ser do Fisco, existem parlamentares que se destacam na defesa dos interesses da categoria e do fortalecimento do Fisco, como o deputado Décio Lima (PT-SC), autor da PEC 186, que trata da unificação e autonomia das administrações tributárias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios; o deputado federal paraense Wandenkolk Gonçalves (PSDB), Weliton Prado (PT-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Na opinião do presidente do Sindifisco-PA, Antônio Catete, a representatividade é algo imprescindível para o fortalecimento dos Fiscos estaduais  . “A representatividade deve ser tratada como uma questão de sobrevivência da manutenção do pacto federativo e das receitas próprias do estado”, alerta o presidente.

Um exemplo que elucida a importância do representante pelos interesses do Fisco foi a aprovação da Lei Orgânica do Fisco (Loat). “Sem dúvidas foi através das articulações políticas e dos deputados que nos apoiavam, como a deputada Simone Morgado, que obtivemos nossa maior vitória”, reconhece Luiz Otávio Moraes.

Enquete

A ideia do sindicato ao lançar a enquete é interagir ainda mais com a categoria e a sociedade, provocando-as com perguntas semanais. Pela sondagem, a direção sindical poderá medir o posicionamento da categoria frente a temas das conjunturas políticas, econômicas e sociais.

Para responder, é fácil. Basta clicar na opção de resposta que se aproxima de seu posicionamento. O dispositivo enquete fica na página inicial do site, no lado esquerdo. A enquete disponibiliza o número de votantes, o percentual de respostas e ainda permite o acesso a todas as enquetes realizadas.

A enquete desta semana quer saber: “Na sua opinião, os auditores e fiscais aprovados no concurso da Sefa deveriam ser chamados imediatamente?”. Quinhentos e quatro já deram sua opinião. Expresse também o seu posicionamento. Participe!