Dirigentes do fórum promoveram várias ações contra a reforma da Previdência.
Dando seguimento a organização da mobilização das categorias participantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, e também para unir forças com as demais categorias de trabalhadores no combate a Reforma da Previdência (PEC 06/2019), os dirigentes das entidades membros do fórum promoveram várias ações nas últimas semanas. Entre elas, a reunião de pauta para tratar das atividades do Fórum no dia 09/05, na sede do Sindifisco- Pará e a reunião com as centrais sindicais no dia 13/05. Participaram também de reunião deliberativa do Grupo de Trabalho (GT) Contra a Reforma e do lançamento da Frente Contra a Reforma da Previdência, ambas no dia 16.05.
Reunião do Fórum no dia 09/05
O encontro debateu várias pautas: ampliação do número de entidades participantes do Fonacate-Pará, organização de visitas aos Parlamentares Federais do Estado do Pará, organização de evento que reunirá jornalistas e parlamentares e formação de uma frente em defesa da Previdência, e a realização de audiências públicas nas Câmaras Municipais iniciando por de Belém, Ananindeua e Castanhal. As audiências terão o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade os impactos relacionados a participação dos recursos da Previdência na economia dos municípios, além de outros prejuízos propostos na PEC 06/2019.
A união de forças com outras categorias é prioridade
A reunião foi coordenada pelo presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete, com a presença da diretora de comunicação da entidade Karla Lima. Ainda estiveram presentes os representantes do Sindifisco Nacional, Sérgio Pinto, Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Miro Canto e Odilon Capucho, Associação Paranaense de Empresas de Planejamento Agropecuário (APEPA), Bruno Chagas, Associação dos Auditores Fiscais de Belém (AFISB), Rosete Oliveira, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA SINDICAL), Elison Sousa, Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ), Victor Hugo de Lima e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Rosângela Rassy.
Diálogo entre Fonacate-Pará e as Centrais sindicais
A pauta principal da reunião do dia 13/05 foi apresentar os encaminhamentos iniciais do Fonacate contra a PEC 06/2019 e o interesse do fórum de se agregar a outras entidades para fortalecer as ações de combate a proposta, além da criação da frente paraense em defesa Previdência Social com todos os seguimentos de trabalhadores.
Ao final da reunião, as centrais sindicais confirmaram a criação da Frente, em fase inicial, mas que já conta com a participação de nove centrais, partidos políticos, sociedade civil e os mais diversos seguimentos de trabalhadores. O Fonacate foi convidado para participar da reunião de trabalho do GT Contra a Reforma e do lançamento da Frente Contra a Reforma da Previdência, no dia 16 de maio. Estavam presentes Karla Lima, Diretora de Comunicação do Sindifisco-PA, Sérgio Pinto diretor do SINDIFISCO, Rosângela Rassy, diretora do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, Victor Hugo – Sindicato Nacional Dos Procuradores Da Fazenda Nacional, Martinho Sousa, secretário geral CUT/PA e Cleber Rezende, presidente da CTB/PA.
GT contra Reforma e Lançamento da Frente em Defesa
O Grupo de Trabalho contra a Reforma vem fazendo o convite às categorias de trabalhadores, a partir de suas entidades representativas, além de organizar ações para informar a sociedade sobre os prejuízos da reforma caso seja aprovada.
Hoje estão participando do GT: a sociedade civil organizada, sindicatos de servidores públicos, sindicatos de trabalhadores da iniciativa privada, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará, Centrais Sindicais, Associações de Classes, entre outras. A ideia a ampliar a participação de entidades na Frente em Defesa da Previdência aqui no Pará para desenvolver várias ações de mobilização em todo Estado.