O Dieese foi convidado para palestrar no Fórum de Entidades Sindicais. O Fórum de Entidades Sindicais do Pará recebeu nesta terça, 31, na sede do SindSaúde, o supervisor técnico do (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) Dieese, Roberto Sena, para falar sobre a conjuntura econômica do Pará e os rumos da campanha salarial de 2017. O Sindifisco Pará estava entre as entidades que participaram do encontro.
“Nosso objetivo é articular com as entidades sindicais para que haja uma discussão permanente entre os servidores públicos. A finalidade desse Fórum é fazer com que cada entidade compreenda melhor o cenário e visualize de que forma pode contribuir para enfrentamento do conjunto de projetos do Governo estadual e federal que aniquilam os direitos e garantias dos trabalhadores”, comentou a diretora de Comunicação do Sindifisco Pará, Karla Lima.
Durante sua apresentação, o supervisor do Dieese, Roberto Sena, apresentou dados preocupantes sobre o cenário na economia, para que os sindicatos se prepararem para reivindicar melhorias e lutar contra propostas que possam prejudicar ainda mais os trabalhadores.
Sena explicou que a inflação reduziu porque a população não tem dinheiro para fazer compras. Para agravar ainda mais a situação da economia, a taxa de juros em janeiro foi de 13%. “Com o pais em crise a taxa deveria cair, mas isso infelizmente não ocorre”, criticou o supervisor do Dieese, que acrescenta: “ Isso impacta no bolso do brasileiro. Sem dinheiro você não compra, o comércio não vende, a indústria não produz”, concluiu.
Por causa do tempo reduzido, um novo encontro será marcado com o Dieese para dar sequência na pauta da Campanha Salarial e informações sobre o projeto da Reforma da Previdência. A data ainda não foi definida.
Após a explanação do Dieese, o Fórum deu sequência a reunião. Entre os principais assuntos da pauta, entraram o projeto de medidas do Governo, as reformas previdenciária e trabalhista e a terceirização.
Outra resolução do encontro foi a de redigir um documento único, com posicionamento contrário ao pacote de medidas do Governo e alternativas para a economia paraense, assinado por todas as entidades do Fórum. O documento deve ser entregue ao poder executivo.
Ao final, ficou definida uma nova reunião para o dia 14 de fevereiro, na sede do Sindifisco Pará, onde será apresentado uma prévia do documento que será entregue ao Governo e os encaminhamentos da última reunião.